fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Mundial dos Oceanos

8 de junho

08 de Junho de 2018 | Geral



A poluição com origem na utilização do plástico é o tema eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos 2018, que hoje se comemora. Tema que tem sido recorrente nas diferentes comemorações da ONU durante este ano de 2018.
No Ano OE das Alterações Climáticas, a Ordem dos Engenheiros associa-se a esta importante data e sublinha a urgência de um compromisso coletivo em torno da necessidade de redução do consumo de compostos sintéticos.

Origem do Dia dos Oceanos
A celebração dos oceanos teve origem na Conferência da ONU sobre Ambiente e Desenvolvimento, que se realizou na cidade brasileira do Rio de Janeiro em 1992. Em 2008, as Nações Unidas decidiram que o dia 8 de junho passaria a ser designado como o Dia Mundial dos Oceanos, tornando-se a data oficial.
Dezenas de países celebram a data, incluindo Portugal, mostrando a importância dos oceanos no clima e como elemento essencial da biosfera.

Importância dos Oceanos
A importância dos oceanos para a preservação das espécies e da biosfera é um dos vários factos destacados pelas Nações Unidas, que escolhe todos os anos um tema central para o debate de novas ideias e projetos de preservação e proteção dos oceanos.
Os oceanos ocupam dois terços da superfície da Terra e por meio da interação com a atmosfera, litosfera e biosfera, têm um papel importante nas condições climatéricas do Planeta. Por outro lado, os oceanos não são apenas o habitat de um vasto número de plantas e animais, mas também fornecem comida, energia, oxigénio e múltiplos recursos aos seres humanos.
Os oceanos são ainda o principal regulador térmico do Planeta, absorvendo mais de um quarto do dióxido de carbono libertado pelas atividades humanas. 

Os eventos deste dia podem ser conhecidos no site World Oceans Day.

Parceiros Institucionais