fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Dia Nacional do Engenheiro 2013

Ordem distingue António Guterres pelo seu trabalho a favor da Humanidade

27 de Novembro de 2013 | Geral


"Queremos ser agentes ativos na construção de um país que se pretende moderno e totalmente justo", afirmou Carlos Matias Ramos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, na Sessão Solene das comemorações do Dia Nacional do Engenheiro, na qual António Guterres foi homenageado.

Carlos Matias Ramos considerou, ainda, o ensino da Engenharia, como tendo uma oferta desproporcionada e pouco clarificadora face às necessidades do País. O Bastonário lembrou que, "tendo em conta a história recente de Portugal, é fácil concluir que os períodos de maior desenvolvimento económico e social estão indubitavelmente ligados à aposta na intervenção dos engenheiros", deixando uma nota de preocupação pelo facto "de esta evidência ser ignorada pelos órgãos de decisão".
















António Guterres, Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados, recebeu a medalha de ouro da Ordem dos Engenheiros, na cerimónia que decorreu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

"Sou um engenheiro transviado, fora da intervenção clássica da engenharia, mas esta era uma distinção irrecusável", começou por dizer o antigo primeiro-ministro ao agradecer a distinção, continuando, afirmando que "nada substitui uma sólida formação de base", como a que teve no seu curso de Engenharia.

António Guterres debruçou-se sobre o seu trabalho atual, lembrando que "os engenheiros estão mais bem posicionados do que quaisquer outros profissionais para perceber as desgraças humanitárias", podendo ajudar, por exemplo, nos campos de refugiados, através da infraestruturação básica necessária e da inovação tecnológica.

A Ordem atribuiu esta distinção a António Guterres pelo seu espírito de missão e pelo seu relevante contributo para o bem-estar da humanidade, valor que constitui o cerne da atividade da Engenharia e da intervenção do Engenheiro.

Nesta cerimónia, foi atribuído o galardão de Membro Honorário da Ordem dos Engenheiros às Universidades de Aveiro, do Minho e Nova de Lisboa e homenageados os Engenheiros que contam com mais de 50 anos de inscrição na sua Ordem Profissional. Foram igualmente distinguidos os Engenheiros a quem foi outorgado o nível de Membro Conselheiro e o título de Especialista, bem como os vencedores dos Melhores Estágios de Admissão à Ordem em cada uma das Especialidades de Engenharia.
















O programa incluiu a apresentação, em Assembleia Magna, das atividades e trabalhos desenvolvidos pela Direção ao longo do ano e a discussão dos temas mais atuais e de maior acuidade para esta classe profissional.

Seleção de Fotografias
A totalidade das fotografias será disponibilizada em breve para download por parte dos participantes no Dia Nacional do Engenheiro 2013.


Notícias relacionadas
- António Guterres - Medalha de Ouro da OE »»»
Jornal das 8 - TVI, 23 de novembro de 2013

- António Guterres diz que Portugal não vai conseguir sair sozinho da crise »»»
TSF, 23 de novembro de 2013

- Preocupado mas com esperança »»»
TSF, 23 de novembro de 2013

- Declaração Guterres vê crise com "preocupação" e "esperança"»»»
Notícias ao Minuto, 23 de novembro de 2013

- Ordem homenageia António Guterres »»»
Anteprojectos Online, 23 de novembro de 2013

- Guterres revela "preocupação" e "esperança" com a crise »»»
A Bola, 23 de novembro de 2013

- Guterres - Homenagem »»»
Correio da Manhã, 19 de novembro de 2013



Parceiros Institucionais