Dia Regional Sul do Engenheiro aconteceu em Torres Vedras

16 de Maio de 2016 | Geral

O Conselho Diretivo da Região Sul promoveu, pelo sexto ano consecutivo, o Dia Regional Sul do Engenheiro, desta vez celebrado no concelho de Torres Vedras, nos passados dias 13, 14 e 15 de maio.

Mais de 250 membros e suas famílias participaram nos diversos momentos institucionais, culturais, desportivos e de convívio que integraram, como habitualmente, as celebrações desta efeméride e que começaram desde logo, no dia 13 de maio, com uma receção aos participantes nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Torres Vedras. Esta sessão, altamente participada, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Carlos Manuel Bernardes, de um dos vereadores, Hugo Lucas, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, e do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. António Laranjo, bem como de vários outros dirigentes e membros eleitos a nível regional e nacional e de convidados internacionais, como a Engª Diana Espinosa, Presidente da Sociedad Colombiana de Ingenieros.

A manhã do dia seguinte, sábado, foi preenchida com algumas atividades de carácter cultural e técnico, como foi o caso da visita ao Centro Histórico de Torres Vedras, da visita técnica ao Grupo Linos e da visita guiada à Quinta da Folgorosa. A tarde continuou no Centro Pastoral de Torres Vedras, que acolheu a Sessão Solene, o momento mais institucional das celebrações. Aqui, a abertura esteve a cargo do recém eleito e empossado Presidente do Conselho Diretivo  da Região Sul, Eng. António Laranjo, sendo que o encerramento da sessão foi feito pelo novo Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires.

Um dos momentos altos da cerimónia foi a homenagem póstuma ao Eng. António de Carvalho Quintela, emérito membro da OE, que incluiu um filme biográfico onde várias personalidades que conviveram e privaram com o homenageado puderam dar o seu testemunho, salientando as qualidades pessoais e profissionais daquele Engenheiro, além de evidenciar a importância e valor acrescentado do seu trabalho para a Engenharia Portuguesa.

Na sessão solene  foram igualmente entregues os Prémios Inovação Jovem Engenheiro 2015,apresentados pelo Presidente do Júri, Eng. Fernando Branco.

A noite de sábado prosseguiu com um jantar no Hotel Dolce Campo Real e finalizou com uma animação musical dedicada à década de 80.

O domingo, à semelhança dos anos anteriores, marcou o término das celebrações, com uma atividade lúdica e duas desportivas. Os participantes no Roteiro TurísticoVinhos do Atlântico partiram do Hotel Dolce Real de jipe em direção a Santa Cruz, com uma passagem pela Serra do Socorro, e terminaram a atividade com um almoço na AdegaMãe. Simultaneamente, decorriam as provas de Karting no KIRO, Kartódromo Internacional da Região Oeste, uma iniciativa que mais uma vez contou com a organização conjunta com o Núcleo de Karting da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, tendo o Presidente da  Região Sul da OE sido um dos vencedores da prova. Ainda durante a manhã de domingo, teve lugar o Torneio e a Clínica de Golfe no Campo de Golfe Dolce Campo Real, organizado em parceria com o Clube de Golfe dos Engenheiros.

Aceda aqui às fotos do evento:

- Receção nos Paços do Concelho de Torres Vedras
- Jantar no Adega-Mãe