fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Direitos Humanos | Assembleia da República atribui medalha de ouro a Elvira Fortunato

08 de Julho de 2021 | Geral




A Assembleia da República distinguiu Elvira Fortunato com a Medalha de Ouro Comemorativa do 50.º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, tendo a cerimónia decorrido no dia 7 de julho, na Sala do Senado.

Aquele órgão do Governo destacou o contributo de Elvira Fortunato como "cientista, pelo seu trabalho de investigação num projeto liderado por mulheres, de desenvolvimento de um biossensor ecológico que, com um impacto ambiental reduzido, vai permitir detetar de forma rápida a presença de coronavírus nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) – o projeto Eco2Covid – Desenvolvimento de plataformas de deteção e monitorização em águas do Coronavírus –, utilizando tecnologia de baixo custo, já desenvolvida para outras funções". 

A distinção de Elvira Fortunato, Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros, Professora e Investigadora do Departamento de Ciência dos Materiais e Vice-reitora da NOVA, aconteceu no âmbito do Prémio Direitos Humanos, que este ano foi entregue à Convenção Nacional de Saúde com o intuito de distinguir "todos os profissionais de saúde” que "se têm batido no tratamento e na defesa da dignidade humana, e da própria vida” de todos "os que foram atingidos pela doença pandémica COVID-19”. 

O Prémio Direitos Humanos foi instituido pela Assembleia da República em 1998, ano em que se comemorou o 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O objetivo é reconhecer e distinguir o alto mérito de atividades ou trabalhos, da autoria individual ou coletiva de cidadãos portugueses ou estrangeiros, que contribuam para a divulgação e respeito dos direitos humanos, ou ainda para a denúncia da sua violação, no país ou no exterior. Anualmente, o prémio é atribuído pelo Presidente da Assembleia da República, ouvida a Conferência de Líderes, mediante proposta do júri constituído no âmbito da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

Parceiros Institucionais