Elvira Fortunato recebe Prémio Mundial de Engenharia em cerimónia online

08 de Abril de 2021 | Geral

A engenheira Elvira Fortunato, Membro Conselheiro da Ordem dos Engenheiros (OE), recebeu hoje, dia 8 de abril, durante uma cerimónia online organizada pela Federação Mundial das Organizações de Engenharia (WFEO na sigla inglesa), o Prémio WFEO Gree Global Women in Engineering Award 2020, o maior prémio internacional de Engenharia destinado a distinguir o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o Mundo.

"Sinto-me muito honrada e orgulhosa por receber este prémio internacional, é um enorme privilégio e estou muito grata por estar aqui” afirma a premiada durante o seu discurso e relembra que "o Mundo precisa de mais ciência e a Engenharia de mais mulheres".

O Prémio WFEO Gree Global Women in Engineering Award 2020 foi lançado em 2018, pela WFEO, com o objetivo de promover a diversidade, a inclusão e a igualdade de género na Engenharia, através do reconhecimento de mulheres engenheiras excecionais, que tenham demonstrado excelência profissional e impacto no seu trabalho, que sejam modelos a seguir e líderes na sua área.

Elvira Fortunato afirmou ainda durante a sessão que está "profundamente grata à Ordem dos Engenheiros e ao seu Bastonário, Carlos Mineiro Aires, por me ter proposto, para este prestigiadíssimo prémio”.

Recorde-se que a candidatura ao Prémio foi submetida pela Ordem dos Engenheiros à WFEO em fevereiro deste ano.

A entrega deste galardão, anunciado no passado dia 25 de março, é um "o reconhecimento do percurso técnico e científico ímpar da Engenheira Elvira Fortunato, tornando-a numa inspiração para a comunidade técnico-científica mundial, em especial para as jovens e mulheres que ambicionam abraçar e progredir na Engenharia e na Ciência, de um modo geral”, salienta Carlos Mineiro Aires, Bastonário da OE.

A WFEO integra as principais associações de Engenharia a nível internacional, representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, é membro do principal grupo da comunidade científica e tecnológica das Nações Unidas e é associada da UNESCO.

Elvira Fortunato revolucionou o mundo com o transístor em papel e já ganhou vários prémios nacionais e internacionais, é vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, dirige o CENIMAT - Centro de Investigação de Materiais e o Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N). É ainda membro do Grupo de Alto Nível de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia e já ganhou duas Bolsas Avançadas do Conselho Europeu de Investigação no valor de seis milhões de euros.

Assista à gravação da Entrega do Prémio WFEO Gree Global Women in Engineering Award 2020 no canal de Youtube da WFEO em »»»

Consulte a apresentação da Engenheira Elvira Fortunato aqui »»»