fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Emergência climática no topo das preocupações da engenharia mundial

Ordem dos Engenheiros subscreve Declaração emitida pela WFEO

10 de Dezembro de 2019 | Geral, Engenharia do Ambiente


O Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, hoje reunido em Lisboa, decidiu subscrever a Declaração da Federação Mundial de Associações Profissionais de Engenharia (World Federation of Engineering Organizations – WFEO), de que é membro, sobre Emergência Climática.

O documento recentemente emitido, no qual são elencadas 11 medidas concretas com as quais a WFEO se compromete, é peremptório em considerar as crises de colapso climático como as questões mais graves da atualidade, o que exige da engenharia mundial uma mudança de paradigma que permita "atender às necessidades da nossa sociedade sem violar as fronteiras ecológicas da Terra”. 

A WFEO é constituída pelas principais associações de engenheiros de todo o mundo, representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, é membro do principal grupo da comunidade científica e tecnológica das Nações Unidas e é associada da UNESCO.

A Ordem dos Engenheiros (OE) é, assim, uma das associações subscritoras desta Declaração, em concordância com as preocupações e os alertas que tem vindo a manifestar junto da sociedade e dos órgãos do governo, e em representação de uma classe profissional imprescindível nas iniciativas que forem tomadas com vista à sustentabilidade ambiental e à mitigação dos efeitos das alterações climáticas.

Recorde-se que a OE declarou 2018 como o "Ano OE das Alterações Climáticas; 2019 como o "Ano OE da Economia Circular – Eficiência Material”; preparando-se para dedicar o ano de 2020 à "Economia Circular – Eficiência Hídrica”.

Declaração da WFEO »»»


Notícias Relacionadas

Ordem dos Engenheiros subscreve declaração sobre emergência climática, Jornal Económico, 11.12.2019 »»»

Ordem dos Engenheiros subscreve declaração sobre emergência climática, Revista Sábado, 11.12.2019 »»»

Ordem dos Engenheiros subscreve declaração sobre emergência climática, Notícias ao Minuto, 11.12.2019 »»»


Parceiros Institucionais