fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Eng. Manuel Rocha condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique

26 de Abril de 2019 | Geral




No passado dia 22 de abril, o engenheiro Manuel Coelho Mendes da Rocha, Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros entre 23 de julho de 1976 e 2 de abril de 1979, e fundador e antigo diretor do LNEC, foi condecorado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, por Sua Excelência o Presidente da República, tendo as insígnias sido recebidas por um dos netos do homenageado, Miguel Rocha.

Nome de referência da Engenharia a nível mundial, Manuel Rocha licenciou-se em Engenharia pelo Instituto Superior Técnico em 1938 e fez estágios no Massachusetts Institute of Technology (E.U.A.) e na Escola Politécnica Federal de Zurique.

Entre outros cargos, foi Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico, Presidente da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas, Presidente do Conselho Superior dos Laboratórios de Engenharia Civil e Ministro do Equipamento Social e do Ambiente.

Em 1941 organizou, no Instituto Superior Técnico, o Centro de Estudos de Engenharia Civil, que dirigiu ate à sua integração no LNEC, em 1947.

Foi condecorado como Grande Oficial da Ordem Militar de Cristo, Grande Oficial da Ordem de Santiago (Ciências e Artes), Comendador da Ordem da Coroa (Tailândia) e Oficial da Legião de Honra (França), entre outras condecorações e distinções.

Recebeu o grau de Doutor honoris causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pela Universidade do Porto, pela Universidade Federal da Baía, pela Universidade de Toulouse e pela Universidade Técnica de Lisboa.

Em sua homenagem, foram instituídos a "Lição Manuel Rocha” (1984) e o "Prémio Manuel Rocha” (2005), destinado a teses de doutoramento em Geotecnia.

Faleceu em Lisboa, a 1 de Agosto de 1981.

Parceiros Institucionais