fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenharia Civil: Uma Perspetiva Sobre a Formação e a Profissão | Divulgação de livro

por Carlos Matias Ramos e Elói Figueiredo

25 de Janeiro de 2021 |


A Região Sul procede à divulgação do livro intitulado "Engenharia Civil: Uma Perspetiva sobre a Formação e Profissão".

Da autoria de Carlos Matias Ramos - Bastonário da Ordem dos Engenheiros entre 2010 e 2016 - e de Elói Figueiredo, este livro tem por principal objetivo estimular nos estudantes, de forma acessível, o conhecimento do importante papel da engenharia na sociedade e a sua evolução ao longo dos tempos, considerando não apenas os aspetos técnico-científicos, mas também a visão social da profissão, em consonância com as exigências de natureza humanística e ambiental.

No que se refere à formação, dá particular destaque ao conceito de que a "universidade deve ensinar a aprender”, na lógica de uma aprendizagem permanente que estimule a criatividade e a inovação. 

Quanto à profissão, é convicção dos autores que se deve formar profissionais para empregos que ainda não existem, pelo uso de tecnologias que ainda não foram inventadas e pela definição de soluções para problemas que ainda nem sabemos que os são.

Esta obra procura ainda sintetizar os grandes desafios da engenharia civil do séc. XXI, bem como princípios gerais que devem orientar a formação e o exercício da profissão. 


Pode ser encontrada na Wook, Bertrand e Fnac. 


Fique a conhecer mais sobre este livro aqui

Parceiros Institucionais