Engenharia portuguesa vence prémio europeu

07 de Dezembro de 2022 | Geral

A Ordem dos Engenheiros de Portugal, representada pelo Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Geológica e Minas, Joaquim Góis, esteve presente na cerimónia de entrega do mais importante prémio europeu de sustentabilidade da indústria dos agregados, os UEPG - Sustainable Development Awards 2022. Portugal, representado pela Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET),  na pessoa de Francelina Pinto (vogal do Colégio de Eng.ª Geológica e Minas da região Norte), submeteu duas candidaturas protagonizadas pela empresa dst, associada da ANIET, que mereceram o apoio e a recomendação da Ordem dos Engenheiros.

O projeto da Pedreira de Gouvães, cujo responsável técnico é membro sénior do Colégio de Engenharia Geológica e de Minas da OE, Eng.º Nuno Faria, foi desenvolvido para produzir agregados de alta qualidade, para uso exclusivo no fabrico de betão para o complexo hidroelétrico do Tâmega. A Domingos da Silva Teixeira, S.A. (dst), foi selecionada, para conceber, construir, explorar e recuperar a Pedreira, um projeto muito exigente que está a ser realizado desde 2016 e que se encontra, atualmente, em fase de Recuperação Paisagística. A conceção e desenvolvimento do projeto implicou que, em menos de oitos anos, tenham sidos verificados, em consonância com as melhores práticas tecno-ambientais, todas as fases da vida da exploração de uma pedreira.

Este projeto permitiu qualificar as duas candidaturas que receberam os Certificados de Excelência: "Boas Práticas Operacionais” e "Boas Práticas Ambientais”.  O júri independente decidiu ainda atribuir o troféu do melhor projeto, na categoria de "Boas Práticas Operacionais: Inovação no Processo/Produto”. A cerimónia contou ainda com a participação de altas individualidades de organismos europeus, destacando-se a presença de eurodeputados portugueses e do Vice-Presidente do Parlamento Europeu.