“Engenheiras por um dia: profissões sem género”

10 de Outubro de 2017 | Geral

A Ordem dos Engenheiros foi hoje surpreendida com a notícia da assinatura de um Protocolo entre o Governo, três empresas de base tecnológica e o Instituto Superior Técnico, que visa estimular a procura, por parte de alunas do ensino secundário, pela profissão de engenheira.

Depois de anos de investimento junto do mesmo público-alvo, ou seja, neste mesmo escalão de ensino, na tentativa de promover a Engenharia e captar vocações, exclusivamente à custa das quotas dos membros da Ordem, não se percebe as razões da exclusão desta Associação Profissional deste projeto-piloto.

É certo que a decisão tem objetivos políticos claros, mas, mesmo assim, o facto da Ordem dos Engenheiros ter sido arredada de um assunto que também lhe diz estatutariamente respeito é, na nossa perspetiva, incompreensível e muito pouco salutar.

Torna-se tanto mais inexplicável quanto é evidenciado que um dos objetivos desta iniciativa é "potenciar uma rede de mentoria destas jovens, protagonizada por mulheres profissionais”, o que só poderá ser assumido pelas Engenheiras, membros desta Ordem Profissional.

Acreditamos tratar-se de um lapso, mas nunca será tarde para corrigir o caminho, o que aguardaremos.