Engenheiro Belmiro de Azevedo

29 de Novembro de 2017 | Geral

É com elevada consternação que o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros comunica o falecimento do Senhor Engenheiro Belmiro de Azevedo.
Figura incontornável da vida portuguesa, líder de um dos maiores grupos económicos do País, gestor e estratega de renome, Belmiro de Azevedo é um dos mais bem-sucedidos empreendedores que Portugal fez crescer, deixando no País um legado de importante valor.

Belmiro Mendes de Azevedo é membro efetivo da Ordem dos Engenheiros, com inscrição realizada em 1965 na Região Norte e agrupado no Colégio de Engenharia Química e Biológica.
Em 2015, por ocasião das cerimónias do Dia Nacional do Engenheiro, esta Ordem Profissional atribuiu-lhe o seu mais alto galardão, distinguindo-o com a sua Medalha de Ouro.

Belmiro de Azevedo cursou Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, especializou-se em Gestão de Empresas na Universidade de Harvard (EUA) e concluiu, em 1985, na Universidade de Stanford (EUA), o "Finantial Management Programme".

Ainda estudante, iniciou a sua atividade profissional na EFANOR (Empresa Fabril do Norte), uma empresa têxtil localizada nos arredores do Porto. Em Janeiro de 1965 ingressou na SONAE, ainda como investigador, tendo em 1974 assumido o controlo da empresa, que cresceu substancialmente nas décadas seguintes.

Belmiro Mendes de Azevedo era membro do "European Union Hong-Kong Business Cooperation Committee", do "World Business Council for Sustainable Development", do "European Advisory Board da London Business School", do Clube México-Europa 2000 e Presidente do Conselho-Geral da EGP-Business School da Universidade do Porto.
Foi agraciado com a Ordem do Cruzeiro do Sul, no Brasil, com a Encomienda de Numero de la Orden del Mérito Civil, de Espanha, e com a Grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, de Portugal.