fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenheiro João Casaca

Ordem dos Engenheiros lamenta o seu falecimento

04 de Junho de 2020 | Geral, Engenharia Geográfica


Por ocasião do falecimento do Eng. João Manuel Martins Casaca, o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros manifesta o seu profundo pesar pela perda deste seu ilustre membro e figura de tão grande dedicação à Investigação, à Engenharia e à sua Associação Profissional.

João Casaca, Engenheiro Geógrafo, inscrito na Ordem dos Engenheiros (OE) desde 1982, e seu Membro Conselheiro, assumiu, ao longo destes anos, vários cargos na sua Ordem, de entre eles o de Presidente do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia Geográfica, de membro do Conselho de Admissão e Qualificação e, mais recentemente, de membro da Assembleia de Representantes. 
Profundo interessado e conhecedor da história da ciência e da organização do território, João Casaca foi, durante muitos anos, articulista regular da INGENIUM, revista institucional da OE, na qual partilhou inúmeros dados, reflexões e estudos sobre as origens e a constituição do território tal como hoje o conhecemos. 

João Manuel Martins Casaca cursou Engenharia Geográfica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), instituição onde também fez o bacharelato em Matemática, era Doutor em Engenharia Civil pela FEUP, Especialista em Geodesia Aplicada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Investigador Coordenador no mesmo Laboratório, no qual ocupava o cargo de Chefe do Núcleo de Geodesia Aplicada do Departamento de Barragens de Betão.
João Casaca era, ainda, Professor Catedrático Convidado do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico.

Parceiros Institucionais