Engenheiro Português tomou posse como presidente da ENAEE

06 de Janeiro de 2023 | Geral

O engenheiro português José Carlos Quadrado tomou posse, esta sexta-feira, como novo Presidente da ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education), numa cerimónia realizada na Sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa. Na sua intervenção, o novo Presidente assumiu o compromisso de trabalhar para "garantir que temos algo que faça sentido no futuro" em relação à formação dos futuros engenheiros e da acreditação profissional.

Já o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, além de reiterar o empenho da Ordem no apoio a candidaturas de portugueses a órgãos internacionais, adiantou o interesse em prosseguir com "duas matérias estratégicas": o fortalecimento do relacionamento com as universidades e politécnicos e a internacionalização EUR-ACE.

José Carlos Quadrado foi eleito na Assembleia Geral da ENAEE, de 21 de outubro de 2022, que ocorreu na Polónia, sucedendo ao engenheiro irlandês Damien Owens (Engineers Ireland). A Ordem dos Engenheiros (OEng) é representada na ENAEE, pela Vice-presidente Lídia Santiago, por Pedro Meda (Label Committee) e Carlos Loureiro (Tesoureiro da ENAEE).

Nesta cerimónia estiveram presentes representantes das associações nacionais de engenharia, nomeadamente, da Bélgica, Espanha, França, Polónia, Irlanda, Perú, Reino Unido, Turquia, Quirguistão e Cazaquistão.

A ENAEE (European Network for Accreditation of Engineering Education) foi criada em 2006 como uma organização para promover a qualidade no ensino de engenharia em toda a Europa. A ENAEE estabeleceu o selo EUR-ACE para programas de graduação em engenharia, tendo sido reconhecida à OEng a competência para atribuição do Selo de Qualidade EUR-ACE aos cursos superiores de Engenharia em Portugal.

O reconhecimento por parte da ENAEE fez da OEng uma das agências europeias acreditadas para atribuição deste selo de qualidade, cujo processo de criação e divulgação foi apoiado pela União Europeia. A atribuição da Marca de Qualidade EUR-ACE a um curso configura um selo de qualidade e prestigia os seus diplomados, uma vez que corresponde a um reconhecimento internacional da formação ministrada.