Engenheiros da Região Sul visitam duas empresas em Sines

29 de Maio de 2019 | Engenharia Química e Biológica

Os conselhos regionais dos colégios de Engenharia Química e Biológica e de Engenharia Mecânica promoveram em parceria, no passado dia 23 de maio, uma visita técnica à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), que abarcou a Indorama Ventures e a Central Termoelétrica da Edp.

Da parte da manhã, os engenheiros estiveram na Indorama Ventures, numa ação que visou complementar o jantar-debate com a mesma empresa, ocorrido a 13 de março último. A passagem pelas instalações daquela unidade fabril, pertencente a um dos principais grupos tailandeses, teve como objetivo dar aos membros da Região Sul a oportunidade de constatar in loco o complexo que fora descrito e debatido anteriormente com o diretor geral, Marco Vantaggiato, em março.

Depois da receção pelo Eng. Marco Vantaggiato, procedeu-se à visita das instalações. Em autocarro, fez-se um percurso, guiado pelo diretor de produção, Eng. Luís Carreira, pelas várias unidades do complexo: utilidades, oxidação e purificação.

À tarde, o grupo visitou a Central Termoelétrica de Sines, uma central convencional constituída por quatro grupos geradores com uma potência total instalada de 1256 MW, que utiliza como combustível o carvão betuminoso Depois de uma permenorizada apresentação, a cargo do Eng. Afonso Ouro, procedeu-se a uma visita guiada pelas instalações onde o grupo teve oportunidade de ver o parque de carvão, o gerador de vapor, a turbina, o alternador e o tratamento de gases, desnitrificação de precipitadores eletrostáticos e dessulfuração.