fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Engenheiros navais partem à descoberta do Windfloat Atlantic

28 de Maio de 2019 | Engenharia Naval






No passado dia 21 de maio, um grupo composto por duas dezenas de Membros da Ordem dos Engenheiros deslocou-se aos Estaleiros Navais da Lisnave, localizados na Mitrena, Setúbal, no âmbito de uma visita técnica promovida pelo Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Naval. 

O grupo foi recebido pelo Eng. Naval Aguiar Ferreira, que realizou uma apresentação geral sobre a ASM Industries e sobre o projeto Windfloat Atlantic. Realizou-se, de seguida, uma visita aos estaleiros onde se encontra em construção o WindFloat Atlantic, uma turbina eólica flutuante semelhante ao projeto WindFloat, mas com uma potência elétrica superior (8.4 MW). 

A visita incluiu uma deslocação às oficinas de caldeiraria pesada da Lisnave, onde foram recentemente instaladas uma calandra de elevada capacidade (utilizada para enformar chapas com espessura de 125mm) e duas máquinas de soldadura em altura (denominadas correntemente ‘Cristos’). Seguiu-se uma visita à doca de construção, onde se pôde observar as seis colunas correspondentes aos dois Windfloaters já unidas em conjuntos de três. 

As estruturas de ligação destas colunas e placas de redução de movimentos dos conjuntos encontravam-se também já instaladas. A data prevista de entrega destas duas estruturas offshore corresponde ao final do mês de agosto. 

A opinião transmitida pelos participantes relativamente à organização e conteúdo desta visita foi muito positiva. 

Parceiros Institucionais