Equipamentos Sob Pressão

Tarde de Engenharia organizada pelo Colégio Regional da Madeira de Engenharia Mecânica

09 de Maio de 2022 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica, organizou a Tarde de Engenharia sobre o tema "EQUIPAMENTOS SOB PRESSÃO (ESP): EQUIPAMENTOS ABRANGIDOS PELO DECRETO-LEI N.º 131/2019, DE 30 DE AGOSTO”, no dia 3 de maio, no Auditório da Sede Regional, no Funchal.

O orador Rodrigo Andrade, Engenheiro Mecânico, Chefe de Divisão da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), desenvolve a sua atividade nesta área no Laboratório de Metrologia da Madeira, que tem as competências relativas ao licenciamento de equipamentos sob pressão na Região Autónoma da Madeira.

Iniciou-se o tema com a apresentação do enquadramento e aplicação do Regulamento de Instalação e de Funcionamento de Recipientes sob Pressão Simples e de Equipamentos sob Pressão e em particular a aplicação do novo normativo publicado na Instrução técnica complementar (ITC) que estabelece as regras técnicas relativas à instalação e funcionamento dos recipientes destinados a conter ar, oxigénio ou gases inertes comprimidos.

Os participantes demonstraram um grande interesse nesta temática, tendo participado ativamente na troca de experiências e partilha de conhecimento técnico nesta área, fundamental para garantir a segurança e exploração destes equipamentos.