fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Exposição: "Engenhos do Espaço: Mostra de Alguns Artefactos da Era Espacial"

01 de Outubro de 2019 | Geral


Encontra-se patente até ao dia 31 de dezembro, na Sede Regional da Ordem dos Engenheiros, em Coimbra, uma  exposição intitulada "Engenhos do Espaço: Mostra de Alguns Artefactos da Era Espacial".
 
Em 2019 celebram-se os 50 anos da chegada do Homem à Lua.
A exposição "Engenhos do espaço" baseia-se num conjunto de peças e pequenos artefactos, autênticos e alusivos à exploração espacial tripulada.  
Resultou principalmente da oportunidade formativa em astronáutica que o Eng.º Rui Moura teve nos últimos quatro anos e a qual se refletiu no estabelecimento de diversos contactos, principalmente nos EUA.
Podem ser encontrados na exposição desde um jornal a noticiar a chegada da Apollo 11 à Lua, revestimentos do Vaivém Espacial, alimentação e alguns objetos do dia a dia do astronauta e, como não podia deixar de ser numa exposição que pretende evocar a engenharia, peças mecânicas e electrónicas dos lançadores bem como alguns relatórios e documentos técnicos .
A intenção desta pequena mostra não é tanto constituir uma exposição exaustiva da epopeia da corrida ao espaço mas antes uma breve passagem por alguns tópicos os quais aguçam o apetite por uma leitura mais atenta dessa façanha marcante para toda a humanidade e particularmente importante para a evolução da engenharia. Esta mostra baseia-se na exposição inaugurada no Instituto Geofísico da Universidade do Porto, em Abril de 2017, e que está ainda patente ao público.
 
Nota Biográfica
Rui Moura é docente e investigador da FCUP, licenciado pela Universidade de Aveiro em Engenharia Geológica e doutorado em Geociências, no domínio da geofísica aplicada.  É também piloto de aviões com alguma experiência em diversos tipos que vão desde os aviões ligeiros, aeronaves da Segunda Guerra Mundial, aviões de acrobacia bem como algumas horas de formação e treino em jatos militares.
Pertence à direção do IGUP, onde é autor principal da exposição "Fragmentos do Espaço" aí patente. Os objetos expostos são parte do seu espólio pessoal, o qual resultou das oportunidades formativas que teve ao longo dos últimos quatro anos, nas quais estabeleceu diversos contactos no ramo aeroespacial, principalmente nos EUA.
Em 2015, foi seleccionado para frequentar um curso de especialista cientifico para uma futura missão espacial suborbital Norte Americana, tendo os objetivos do projeto sido apoiados pelo programa Fight Opportunities da NASA.
Em 2016 obteve a qualificação inicial de "Scientist Astronaut" na Universidade Aeronáutica de Embry Riddle, Florida. No entanto, no decorrer da formação no domínio da qualificação como tripulante espacial, frequentou diversos outros cursos e qualificações.

Parceiros Institucionais