Fernando Medina conversa a SUL

19 de Abril de 2017 |

No passado dia 12 de abril, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina, foi o quarto convidado do ciclo de jantares-debate "Conversas a SUL".

Dando continuidade às sessões anteriores, promovidas pelo Conselho Diretivo da Região Sul, este jantar contou com a abertura do impulsionador desta iniciativa, o Eng. António Laranjo, e com uma intervenção do Eng. Carlos Mineiro Aires, Bastonário da Ordem dos Engenheiros. Seguiu-se um conjunto de perguntas e respostas, que abordaram questões do âmbito da gestão e planeamento em torno da cidade de Lisboa, incidindo também sobre alguns temas mais sensíveis.

Filho e neto de Engenheiros, este é um campo que lhe é familiar, mesmo não sendo a sua área de formação. Aprecia o sentido prático da Engenharia, não só no sentido mais literal, nas obras e edificações, mas também perante a vida.

Entrando no diálogo sobre a cidade de Lisboa, o debate iniciou abordando a controvérsia em torno da Segunda Circular, uma via que se tornou cada vez mais de "atravessamento", ao invés de canalizar e distribuir tráfego. Justificou que a CRIL e CREL poderiam ter um papel mais preponderante, e que se poderia apostar no alargamento do separador central, auxiliando o transporte coletivo. Seguiu-se o tema da frente Ribeirinha. Na sequência do trabalho desenvolvido pelos últimos autarcas, o objetivo será o de aumentar as zonas pedonais e arborizadas. Após a zona de Alcântara e Ribeira das Naus, continua em processo de requalificação o Cais do Sodré e o Campo das Cebolas, estando em processo de conclusão um Terminal de Cruzeiros, a saída de um Terminal de Contentores, e a negociação com o Exército Português, nomeadamente, com a Marinha, para a deslocação de serviços, e desmobilização de edifícios e estruturas. Para o "Edifício da Manutenção Militar", foi proposta a instalação de um Pólo de Empresas.

Abordou-se o Programa de Promoção da Habitação, com o lançamento de concursos para casas de habitação, através da expansão de zonas habitacionais, proporcionando rendas mais acessíveis aos seus moradores, e o regresso de parte das população da periferia a Lisboa.

O tema que se seguiu, foi o da Mobilidade. Nos últimos anos, assistiu-se a um crescimento populacional da zona metropolitana de Lisboa, cuja rede de transportes não acompanhou. Enquanto a área metropolitana assistiu a um crescimento progressivo, ascendendo a 3 Milhões de habitantes, a cidade de Lisboa assistiu a uma diminuição, de 800 mil, para 500 mil habitantes. Nesse sentido, considera crítica a passagem dos transportes públicos para o domínio Municipal, e o investimento que terá que continuar a ser feito nesta área. Defende transportes mais acessíveis, maior oferta e um sistema financiado, uma vez que uma rede deste tipo funcionar adequadamente, e responder às necessidades dos seus cidadãos, não poderá ser sustentável autonomamente.

O Turismo foi outro dos temas em destaque. Referiu que a cidade terá que contemplar não só as necessidades dos Lisboetas, mas também dos turistas, através da construção e reabilitação de hotéis, hostels, pontos turísticos, uma vez que o turismo continua a ser uma das principais fontes de receita e dinamismo da cidade, com grande retorno, impulsionando a renovação permanente da sua imagem.

Sobre o aeroporto de Lisboa, reconhece as suas limitações, uma vez que está no limite da qualidade para receber de forma conveniente os seus passageiros. Não havendo a curto e médio-prazo, a possibilidade de construção de um novo aeroporto, de grande dimensão e próximo da cidade, defende a utilização das pistas do Montijo como a melhor solução para já.

No fim da sessão, os participantes colocaram algumas questões que incidiram sobre a reabilitação urbana, mobilidade e estacionamento.

As "Conversas a SUL" pretendem trazer à Ordem várias personalidades de referência na sociedade portuguesa, provenientes de diversos quadrantes, que possam promover a reflexão e o debate sobre temáticas desinteresse para os membros.