Fernando Santana | 1949 – 2021

In Memoriam

28 de Janeiro de 2021 | Geral

Foto | UNL

É com sentido pesar que o Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros comunica o falecimento do Engenheiro Fernando Santana, Membro da Assembleia de Representantes desta Associação Profissional, figura destacada da academia portuguesa, forte impulsionador da investigação e da ciência em Portugal, homem de causas ambientais e sociais.

Fernando José Pires Santana era Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova), tendo exercido o cargo de Diretor desta Faculdade entre 2006 e 2018, em simultâneo com a assunção da Presidência da Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, do Uninova – Instituto de Desenvolvimento de Novas Tecnologias e do Conselho de Administração do Madan Parque de Ciência.

"Enquanto Director da FCT NOVA – a qual sempre considerou existir exclusivamente para servir os estudantes –, com base numa avaliação internacional e no âmbito da promoção de uma cultura de desenvolvimento e valorização da actividade da investigação, potenciou a evolução da Faculdade para uma Research Oriented School, bem como o reconhecimento do mérito para efeitos de progressão na carreira académica e a distinção e atração de jovens cientistas (European Research Council). Neste domínio, apoiou fortemente a participação da Faculdade nas recém-criadas Comunidades para a Inovação e o Conhecimento (KIC) da União Europeia, nas áreas de Materiais, de Matérias-primas e das Alterações Climáticas, assim como a parceria (de grande prestígio internacional) com a Nature”, de acordo com o website daquela Faculdade.

Foi, igualmente, co-fundador da FACIT, uma associação sem fins lucrativos cuja missão está centrada no apoio aos alunos com reduzidos recursos financeiros e à Associação dos Antigos Alunos da Faculdade.

Para além da sua atividade académica e científica, Fernando Santana era Presidente da Academia de Engenharia, Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa, Membro do Conselho Nacional da Água e Membro do Conselho do Euro-CASE (European Council of Academies of Applied Sciences, Technologies and Engineering). Foi Diretor Nacional do Programa Universidade do Texas em Austin | Portugal, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (MCTES), e, por designação do Ministro da Saúde, foi Presidente do Conselho Consultivo do Hospital Garcia de Orta.

Foi representante do Ministério do Ambiente no órgão diretivo do Gabinete que, por parte do Estado, negociou a concessão da Ponte Vasco da Gama e, posteriormente, supervisionou a sua construção.

Fernando Santana era licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Luanda, Master of Science em Engenharia de Saúde Pública, pelo Imperial College, Universidade de Londres, Doutor em Engenharia Sanitária pela Universidade Nova de Lisboa e Agregado em Projeto de Equipamentos Ambientais pela FCT Nova.

A dedicação à profissão e à área do ambiente conduziu-o a uma participação ativa na criação do Conselho Nacional do Colégio de Engenharia do Ambiente da Ordem dos Engenheiros, tendo presidido à sua Comissão Instaladora.

Fernando Santana era Membro Eleito da Ordem dos Engenheiros, encontrando-se em pleno exercício das funções de Membro da Assembleia de Representantes, órgão que integrou entre 2007 e 2010 e, mais tarde, desde 2016 até à atualidade. No período de 2010 a 2016 foi Membro do Conselho de Admissão e Qualificação desta Associação Profissional.

Em 2015 foi condecorado pelo Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública, tendo, em 2016, sido distinguido pela Câmara Municipal de Almada com a Medalha de Ouro da Cidade.