Futuro da Engenharia europeia debateu-se em Lisboa

09 de Maio de 2022 | Geral

"É um evento que bombeia novo sangue para o futuro da Engenharia europeia”. As palavras são do Bastonário, Fernando de Almeida Santos, que, durante o encerramento da Conferência EYE 2022, congratulou-se com a realização desta iniciativa em Lisboa, que reuniu mais de 150 jovens engenheiros europeus entre 5 e 8 de maio, na Sede Nacional da Ordem dos Engenheiros (OE).

O evento, organizado pelo Grupo de Jovens Engenheiros (GJE) da OE, em parceria com a associação European Young Engineers (EYE), teve como objetivo reunir jovens engenheiros europeus para debater temas de grande atualidade, como sejam o contributo da Engenharia para o desenvolvimento e a autonomia estratégica do continente e para a sustentabilidade, bem como o futuro da profissão.

Temáticas como o desenvolvimento tecnológico, a mobilidade ou a energia sustentável serviram de mote para a organização de painéis integrados por oradores de reconhecido mérito, workshops e debates.
Ondina Afonso, diretora de Qualidade e R&D da SONAE MC, Dennis Christian Meinen, Corporate Strategy da AUDI, Inês Costa, ex-secretária de Estado do Ambiente, Fernando de Almeida Santos, Bastonário da OE, e Bento Aires, anterior Coordenador e fundador do GJE e atual Presidente do Conselho Diretivo da Região Norte, foram alguns dos palestrantes que marcaram presença no evento.

Os participantes tiveram ainda oportunidade de realizar um conjunto de visitas técnicas a empresas e instituições como sejam a Navigator, Lisnave, Aqueduto das Águas Livres e Pilar 7 da Ponte 25 de Abril.

O evento coincidiu com o final do mandato da atual Coordenadora do GJE, Joana Teixeira, que será agora substituída no cargo por Célia Pedro.

O GJE foi criado em 2016, sendo constituído por membros com idade inferior a 35 anos. A sua missão é promover a reflexão e a apresentação de propostas que contribuam para uma Ordem mais atenta e disponível para responder às expectativas e necessidades dos profissionais em início de carreira.

A EYE é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que representa mais de 500.000 jovens engenheiros nas diferentes áreas. Fundada em 1994, a EYE organiza estas conferências com o objetivo de reunir jovens engenheiros que possam partilhar conhecimentos e experiências, permitindo-lhes construir uma visão sobre como viver e trabalhar no exterior.
As Conferências EYE já contabilizam mais de 50 edições, ao longo dos últimos 27 anos. Esta é a primeira conferência presencial da EYE em mais de dois anos, devido aos constrangimentos da pandemia.