Gestão de Lamas de ETA e de ETAR debatida na Ordem

28 de Janeiro de 2011 | Geral

Os Conselhos Regionais Sul dos Colégios de Engenharia do Ambiente, de Engenharia Florestal e de Engenharia Agronómica da Região Sul da Ordem dos Engenheiros promoveram, no passado dia 21 de Janeiro,  um Seminário intitulado “Gestão de Lamas de ETA e de ETAR”, que decorreu no Grande Auditório da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, e que contou com mais de uma centena de participantes.

O evento teve início com a intervenção do Eng. Nuno Brôco, Director de Engenharia da Águas de Portugal Serviços Ambientais, S.A., que caracterizou a produção de lamas de ETA e de ETAR em Portugal e apresentou um balanço da situação actual e as perspectivas de evolução a curto prazo em resultado da implementação do PEAASAR II – Plano Estratégico de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais.

Em seguida, o Professor Ernesto Pestana de Vasconcelos, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia, desenvolveu o tema da valorização de lamas de ETAR na agricultura em Portugal, identificando constrangimentos e oportunidades deste tipo de destino final.

O Eng. Sérgio Fabres, Gestor de Projectos I&D Florestal da RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, Grupo Portucel Soporcel, apresentou o trabalho que esta entidade tem desenvolvido na valorização de lamas resultantes do processo de fabrico de pasta de papel na produção florestal, com resultados bastante satisfatórios nos ensaios realizados.

A temática da valorização energética de lamas por incineração dedicada ou co-incineração e o processo necessário para que estas soluções venham a ser possíveis, foram apresentados pelo Eng. Pedro Béraud, da AdP Energias, S.A., seguindo-se uma comunicação apresentada pelo Eng. Carlos Póvoa, Assessor do Conselho de Administração da Águas de Portugal, SGPS, actualmente com responsabilidades na coordenação de actividades de I&D, que proporcionou uma abrangente visão sobre as novas tecnologias e destinos para a gestão de lamas de ETA e de ETAR.

O período de debate do seminário, moderado pelo Eng. José Sardinha, Coordenador do Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia do Ambiente, revelou-se bastante participado, o que denota o interesse que a temática suscitou entre os participantes. O encerramento da sessão ficou a cargo do Presidente do Conselho Directivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Mineiro Aires, que agradeceu a presença dos participantes e manifestou o interesse da Região Sul no acolhimento deste tipo de iniciativas.