fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Governo apresenta Plano Ferroviário Nacional

19 de Abril de 2021 | Geral




O Governo lança hoje, segunda-feira, dia 19 de abril, durante uma sessão que será transmitida online, o PFN - Plano Ferroviário Nacional, o instrumento que irá determinar a rede ferroviária que assegura as comunicações de interesse nacional e internacional em Portugal, para um horizonte de médio e longo prazo.

A sessão está marcada para as 11h00 e contará com a participação de Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação, e de Jorge Delgado, Secretário de Estados das Infraestruturas, entre outros convidados que participarão no debate final sobre "O que o caminho-de-ferro pode oferecer ao País?".

A adoção do PFN está prevista no programa do XXII Governo Constitucional e estabelece como objetivos levar a ferrovia a todas as capitais de distrito, reduzir o tempo de viagem entre Lisboa e Porto e promover melhores ligações da rede ferroviária às infraestruturas portuárias e aeroportuárias. 

Para além desses, este Plano deverá assegurar ainda uma cobertura adequada do território e a ligação dos centros urbanos mais relevantes, estabelecer ligações transfronteiriças ibéricas e a integração na rede transeuropeia e garantir a integração do modo ferroviário nas principais cadeias logísticas nacionais e internacionais.

O Plano Ferroviário Nacional pretende, assim, com todos estes objetivos, promover o transporte ferroviário enquanto meio de transporte sustentável, inteligente e seguro, a fim de incentivar a sua utilização pelos cidadãos e pelas empresas e de contribuir para a consecução do objetivo do Pacto Ecológico da UE de neutralidade climática até 2050.

Acompanhe a Sessão de Lançamento do PFN, em direto, aqui »»»

Parceiros Institucionais