Governo conta com Ordem dos Engenheiros para análise do Dossiê “Almaraz”

22 de Fevereiro de 2017 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) foi convidada pelo Governo português para integrar a Delegação portuguesa que na próxima semana irá visitar a Central Nuclear de Almaraz e para apoiar a posterior análise da informação  que venha a ser disponibilizada.

Em conferência de imprensa, os ministros portugueses dos Negócios Estrangeiros e do Ambiente anunciaram que os governos português e espanhol chegaram a um acordo sobre este tema, comprometendo-se Espanha a promover a visita de um grupo de técnicos portugueses e da Comissão Europeia à Central Nuclear, que a OE integrará, e a disponibilizar as informações técnicas relevantes de natureza ambiental e relativas à segurança nuclear.
Portugal disporá de dois meses para a análise destas informações, sendo que o Governo manifestou o desejo de contar com o apoio da Ordem no cumprimento deste objetivo. Durante este período, Espanha fica interdita de tomar decisões irreversíveis relacionadas com a Central Nuclear, nomeadamente a construção do aterro.

Recorde-se que, dada a falta de informação e as incertezas relacionadas com os desenvolvimentos que Espanha pretendia implementar na Central Nuclear de Almaraz, a OE solicitou à entidade gestora da Central uma visita técnica, que obteve imediato acordo, tendo sido agendada para 14 de fevereiro. A visita foi intempestivamente cancelada na véspera da sua realização e sem qualquer justificação.