fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Governo do Chile atribui Prémio Estreito de Magalhães a Elvira Fortunato

30 de Outubro de 2020 | Geral





O Governo chileno distingue Elvira Fortunato com o Prémio 'Estrecho de Magallanes', pelo seu espírito explorador, inovador e perseverante.
 
O prémio foi criado no âmbito das comemorações dos 500 anos da primeira circum-navegação da terra pelo navegador Fernão de Magalhães e distingue diversas personalidades que conseguiram encontrar soluções para problemas de carácter global.

Em comunicado, a Embaixada do Chile em Portugal salienta que foi devido ao "espírito de perseverança" de Elvira Fortunato que o Governo chileno resolveu galardoar a engenheira portuguesa, "cujas investigações pioneiras na área da eletrónica transparente, e o seu projeto Invisible recentemente galardoado com o prémio europeu Impacto Horizonte 2020, têm tido importantes repercussões sociais e económicas na atualidade".

Elvira Fortunato revolucionou o mundo com o transístor em papel e já ganhou vários prémios nacionais e internacionais, é vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, dirige o CENIMAT - Centro de Investigação de Materiais e o Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (i3N). É ainda membro do Grupo de Alto Nível de Aconselhamento Científico da Comissão Europeia e já ganhou duas Bolsas Avançadas do Conselho Europeu de Investigação no valor de seis milhões de euros. 

O galardão será entregue na próxima semana nas instalações da Embaixada do Chile, em Lisboa.

A Ordem dos Engenheiros felicita a Engenheira Elvira Fortunato e agradece-lhe o prestígio que, uma vez mais, aportou à sua Associação Profissional e à Engenharia Portuguesa.

Parceiros Institucionais