fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

ICNF lança consulta pública sobre Plano de Gestão Florestal da Mata Nacional de Leiria

12 de Janeiro de 2022 | Engenharia Florestal


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou que o Plano de Gestão Florestal da Mata Nacional de Leiria está em fase de consulta pública, após os incêndios de outubro de 2017 e da tempestade Leslie, um ano depois.

O novo plano "assenta nos princípios de uma gestão florestal sustentável e adaptativa” e, entre os objetivos, está o "restauro dos ecossistemas e aumento da sua resiliência”, sobretudo "contra incêndios rurais, plantas invasoras e agentes bióticos nocivos”.

Outra das metas passa pela "multifuncionalidade da floresta, com diversificação dos bens e serviços dos ecossistemas prestados”, e a "promoção da biodiversidade, assente numa floresta de pinhal bravo, designadamente através da utilização de outras espécies autóctones sempre que as condições o permitam e da criação de pequenos charcos”.

Quer-se ainda potenciar a fruição da Mata Nacional de Leiria pelas pessoas, "através da melhoria das condições para realização de atividades de recreio compatíveis com a salvaguarda dos valores ambientais”.

Consulte o documento agora em consulta pública e participe »»

Parceiros Institucionais