Inauguração da tela "Tabela Periódica da NOVA” patrocinada pela Região Sul

15 de Novembro de 2019 | Geral

Decorreu, no dia 14 de novembro, a cerimónia de inauguração do painel "Tabela Periódica da NOVA”, uma iniciativa realizada pelo Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA (FCT NOVA), com o patrocínio do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros (OE).

Teve início com a intervenção da Presidente do Departamento de Química da FCT NOVA, Profª. Dra. Susana Barreiros, a quem se seguiram os elementos da comissão organizadora do evento - Profs. Ana Ricardo e José Moura. Em seguida, foi a vez do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, Eng. Jorge Grade Mendes. Encerrou a sessão o Diretor do Concelho Científico da FCT NOVA, Prof. Dr. Virgílio Machado. Foi então destapada a placa comemorativa.

Esta tela de grandes dimensões materializa a Tabela Periódica dos Elementos Químicos e ficará exposta na parede, em espaço amplo e visível, para que todos possam apreciar e recordar, celebrando, assim, o importante papel da Tabela Periódica na nossa sociedade.

A iniciativa visa assinalar a celebração de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019), conforme proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em reunião plenária, e posteriormente aprovado pela Conferência Geral da UNESCO. Comemora, em simultâneo, o 150º aniversário da primeira versão da Tabela Periódica, criada por Dmitri Mendeleiev, em 1869.

O apoio por parte da Região Sul da OE enquadra-se na respetiva política de proximidade às Escolas e Institutos Superiores de Engenharia da Região Sul, bem como aos estudantes de Engenharia e à promoção de um ensino da engenharia de qualidade.