fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Isabel Vaz e Sofia Vaz Pires são as comissárias do Ano OE para a Engenharia e Saúde e para a Transição Digital

06 de Julho de 2022 | Geral


  

A Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde, Isabel Vaz, e a Presidente da Comissão Executiva da Ericsson Portugal, Sofia Vaz Pires, são, respetivamente, as comissárias do Ano OE para a Engenharia e Saúde e do Ano OE para a Transição Digital, temáticas eleitas pela Direção da Ordem dos Engenheiros (OE) para destaque ao longo de 2022.

Isabel Vaz e Sofia Vaz Pinto irão apresentar ambos os temas no MadIT – Madeira Innovation Talks, que decorre a 8 de julho no Pestana Casino Park Hotel, no Funchal. O MadIT é um ciclo de conferências anuais organizado pela OE, através da sua Região Madeira, relacionado com inovação, conhecimento, criatividade, arte e cultura, entre outras áreas de interesse transversal, não dirigido especificamente para engenheiros, mas com uma abrangência que capte o interesse da sociedade no seu todo. 

"A Engenharia e a Saúde” e "A Transição Digital”, temas que têm na inovação e na tecnologia a sua base de desenvolvimento, serão apresentados no MadIT, mas aprofundados em conferências próprias. A primeira, dedicada à relação entre a Engenharia e a Saúde, terá lugar em Lisboa, no dia 29 de setembro, enquanto que a Transição Digital e o papel da Engenharia neste processo serão tratados numa conferência a realizar no dia 3 de novembro em Oeiras.  


Isabel Vaz

É licenciada em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico (1990) e tem um Master of Business and Administration (MBA) pela Universidade Nova de Lisboa (1994). 
Após a licenciatura, iniciou a sua vida profissional como investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET). Foi Engenheira de Projeto Fabril no Grupo Atral Cipan. 
Em 1992, ingressou na McKinsey, empresa de consultadoria estratégica de alta direção, onde foi senior consultant durante sete anos, participando em projectos essencialmente na área da banca e seguros. 

Desde 1999, é Presidente da Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde, liderando mais de 13 mil colaboradores em 28 unidades de saúde, entre as quais o Hospital da Luz, em Lisboa. Desde 2012, o Grupo que lidera geriu também, em regime de Parceria Público-Privada, um hospital público - o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Foi membro do Conselho de Faculdade da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa e membro do International Advisory Board do The Lisbon MBA, da mesma Faculdade. Foi ainda membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa.
Nos últimos anos, tem realizado regularmente conferências sobre gestão em saúde, liderança, recursos humanos e sustentabilidade financeira dos sistemas de saúde, a convite de diversas universidades e outras instituições.

Em 2015, recebeu o prémio do Jornal de Negócios "Excellens Oeconomics”, como melhor gestora do ano em Portugal. Em 2017, recebeu o Prémio Maria de Lourdes Pintasilgo 2017, atribuído pelo Instituto Superior Técnico a antigas alunas que se distinguiram no seu percurso profissional e social. Em 2019, foi considerada uma das 10 mulheres portuguesas mais poderosas, pela revista Forbes. Em setembro 2020, foi, pela 5.ª vez consecutiva, considerada uma das mulheres mais influentes de Portugal pela Revista Executiva.


Sofia Vaz Pires

É licenciada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, com especialização em Telecomunicações, e mestre pela ESADE Business School (Barcelona).

Sofia Vaz Pires tem uma vasta e diversificada experiência em empresas de referência no setor de tecnologia e telecomunicações. É atualmente Presidente Executiva da Ericsson Portugal onde, por coincidência, iniciou o seu percurso profissional há cerca de 20 anos.
Acumulou vários cargos de liderança antes do seu regresso a Portugal em várias empresas, funções e geografias, nomeadamente em Espanha, Reino Unido e América Latina. Na sua ida para Londres, em 2011, ingressou nos headquarters mundiais da BT (British Telecom), onde chegou a assumir o cargo de COO para a região da América Latina. Anos mais tarde viria a ocupar o cargo de Vice-Presidente para a região da Europa e Médio Oriente. Em 2017, também em Londres, integrou a multinacional japonesa Ricoh como Vice-Presidente mundial das áreas de Novos Negócios e Vendas.

A carreira profissional de Sofia Vaz Pires foi reconhecida publicamente em 2017 com o prémio "Top 40 Futuros Líderes de Portugal” pelo Jornal Expresso em parceria com o Fórum de Administradores de Empresas (FAE) e o Ministério da Economia, entre outras entidades.

Parceiros Institucionais