fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Lisboa Capital Verde Europeia 2020

OE subscreve Compromisso para a Ação Climática

24 de Janeiro de 2020 | Geral


Em 2020 Lisboa será a Capital Verde Europeia. Este galardão, que reconhece a transformação da cidade na última década, renovará o compromisso da capital portuguesa para alcançar um melhor ambiente urbano até 2030. A Ordem dos Engenheiros apoia a iniciativa.

A Ordem dos Engenheiros (OE), ciente de que o Acordo de Paris para o Clima corresponsabiliza cada país na resposta à ameaça das alterações climáticas e reconhecendo que a Câmara Municipal de Lisboa se comprometeu com os objetivos previstos no Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia e na Rede C40 Cities, tendo aprovado para a cidade um Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima, e de que apresentou os seus compromissos e metas para 2030 e 2050, assume publicamente a visão "Lisboa, uma cidade neutra em carbono até 2050, resiliente às alterações climáticas” e, nesse contexto, adere ao Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030.

A 21 de junho de 2018 Lisboa foi distinguida com o galardão de Capital Verde Europeia 2020. A distinção, que resulta da avaliação de um conjunto de especialistas internacionais sobre 12 indicadores que visam avaliar a sustentabilidade na cidade, foi anunciada pelo então Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella.

A cidade de Lisboa subscreveu o Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, aderiu aos objetivos do Acordo de Paris e à Rede C40 Cities e desenvolveu o Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima, aprovado em Câmara e na Assembleia Municipal, por unanimidade, também em 2018.

Com a ambição de colocar em marcha e concretizar uma agenda pela sustentabilidade, a Câmara Municipal de Lisboa lançou um desafio à cidade, às empresas, organizações, associações, instituições, públicas e privadas, para assumirem o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030, sob o mote "Escolhe Evoluir: 2030 medidas para 2030”.

É dentro deste espírito que a OE assume o seu papel enquanto Associação Pública Profissional, representante dos engenheiros, abraçando as áreas de intervenção da sustentabilidade ambiental, da adaptação e mitigação às alterações climáticas, da mobilidade, da eficiência energética e hídrica e da redução da produção de resíduos, entre outras.

A cerimónia pública de assinatura do Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 – Ação Climática Lisboa 2030 decorre no próximo dia 29 de janeiro, na Rua Cardeal Saraiva, junto ao Jardim da Amnistia Internacional, em Lisboa. A OE será representada na sessão pelo Bastonário Carlos Mineiro Aires.

Mais informações disponíveis em www.lisboagreencapital2020.com

Parceiros Institucionais