Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira apresentado na Região Sul

28 de Junho de 2021 |

O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Florestal, em coordenação com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas I.P. (ICNF), promoveu no dia 23 de junho, via Zoom, uma "Ação de Formação sobre o Manual Técnico de Práticas Silvícolas para a Gestão Sustentável em Povoamentos de Sobreiro e Azinheira".

Este Manual foi elaborado no âmbito do projeto de cooperação transfronteiriço para a valorização integral da Dehesa-Montado (Prodehesa-Montado) e contou com a colaboração de investigadores e técnicos do ICNF, da Universidade de Évora e do Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (CICYTEX). Foi financiado pelo FEDER, através do Programa Transfronteiriço INTERREG e está disponível no website do projeto, em www.prodehesamontado.eu.
Pretendeu-se com esta ação promover uma discussão visando desenvolver uma base técnica de procedimentos adequados a uma gestão sustentada, adaptativa a cada local em povoamentos florestais de sobreiro e azinheira direcionado a técnicos e gestores florestais.

Rui Barreiro, Vogal do Conselho Diretivo da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, abriu a sessão e referiu a importância destas iniciativas. Seguiu-se a intervenção de Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Alentejo - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P.
A apresentação do Manual coube a João Rui Ribeiro do DRCNF do Alentejo, ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P.
Após esta intervenção houve lugar a uma mesa-redonda com um painel composto por Nuno Almeida Ribeiro, Carlos Pinto Gomes, Constança Camilo Alves, Margarida Vaz e Ana Poeiras, todos pertencentes à Universidade de Évora. Participaram também João Rui Ribeiro, do DRCNF do Alentejo, ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P., Maria Fernanda Calvão Rodrigues do DRCNF do Alentejo, ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas I.P. e Susana Saraiva Dias do Instituto Politécnico de Portalegre.

Esta sessão, que foi realizada em formato reunião, teve a participação de mais de meia centena de Engenheiros, que ativamente colocaram questões, comprovando o interesse no tema.

Aceda às apresentações:

Consulte aqui o Manual Técnico de Práticas Silvícolas