"Meios Mecânicos de Controlo de Fumo"

Seminário organizado pelo Colégio Regional da Madeira de Engenharia Mecânica

26 de Fevereiro de 2019 | Geral

O seminário subordinado ao tema "Meios mecânicos de controlo de fumo” decorreu no passado dia 21 de fevereiro, no Museu de Imprensa da Madeira, em Câmara de Lobos, na Região Autónoma da Madeira.
A iniciativa, organizada pela Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Conselho Regional do Colégio de Engenharia Mecânica, em colaboração com a empresa Sodeca Portugal, abordou a questão da prevenção de incêndios em edifícios.
Os oradores convidados, a Eng.ª Cristina Bernardo e o Eng.º Pedro Pessoa, apresentaram os seguintes temas desafiantes nesta área:
•    Enquadramento do controlo de fumo na perspetiva da Segurança Contra Incêndio em Edifícios;
•    Aplicações práticas I: nas Vias Verticais de Evacuação e Vias Horizontais de Evacuação;
•    Aplicações práticas II: Utilização tipo XII ‘Industriais, oficinas e armazéns’
•    Aplicação prática: Utilização-tipo II ‘Parques de estacionamento’
•    Procedimentos de instalação e manutenção;

A realização deste seminário proporcionou um debate sobre as aplicações e as soluções de engenharia nos sistemas de desenfumagem em edifícios na Região Autónoma da Madeira, tendo em conta a aplicação do Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios , envolvendo a participação de colegas dos Colégios de Engenharia Mecânica,  Civil, Eletrotécnica, Ambiente e Química e Biológica.

Aceda aqui à apresentação do evento.