fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Mobilidade Urbana Sustentável

Conferência

09 de Setembro de 2015 | Especializações


O transporte urbano eficiente e eficaz representa um pilar fundamental para gerar crescimento económico sustentável e oportunidades de emprego nas nossas cidades. Uma mobilidade urbana mais sustentável tem, efetivamente, uma importância decisiva para a realização dos objetivos da Estratégia Europa 2020, tendo em conta que aproximadamente 70% da população da União Europeia já vive em zonas urbanas, que são responsáveis por cerca de 85% do PIB. Contudo, em muitas destas zonas, a procura crescente de mobilidade tem gerado graves problemas, nomeadamente ambientais, caracterizados por congestionamento, desequilíbrio na repartição modal, má qualidade do ar e níveis elevados de emissões de CO2.

O World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) implementou um novo projeto (Sustainable Mobility Project) que se focou no desenvolvimento de uma metodologia inovadora de avaliação de indicadores de desempenho de cidades em termos de mobilidade sustentável, tendo testado e validado a mesma em seis cidades mundiais, entre as quais Lisboa.

Com vista a debater a temática da sustentabilidade das cidades em termos de mobilidade, a Ordem dos Engenheiros, através da Comissão Executiva da Especialização em Transportes e Vias de Comunicação (CEETVC), e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, decidiu organizar esta Conferência inserida nas atividades da Semana Europeia da Mobilidade de Lisboa, com a presença de individualidades de reconhecido mérito, capazes de proporcionar não só uma visão informada e atualizada sobre a matéria em causa mas também um olhar crítico sobre a mesma. Pretende-se igualmente levar os participantes a intervirem na discussão, valorizando o debate sobre esta temática.


Consultar Agenda »»»

Parceiros Institucionais