fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Noite temática "Do Olival ao Azeite - Produção, Qualidade Alimentar e Ambiente"

03 de Fevereiro de 2020 | Engenharia Agronómica





A Delegação Distrital de Santarém organizou, em 23 de janeiro, uma noite temática "Do Olival ao Azeite - Produção, Qualidade Alimentar e Ambiente” que decorreu no auditório da Delegação. Estiveram presentes cerca de 30 participantes, revelando grande interesse na temática abordada.

Os intervenientes da noite temática - Eng. João Vítor Mendes, João Rodrigo Mendes e Ângela Bastos - falaram do azeite Quinta do Juncal, proveniente da região a norte de Santarém, denominada Bairro, e que é caracterizada por ter solos argilo-cacários e um clima tipicamente mediterrânico com temperaturas amenas. Olival tradicional com variedade Galega, olival intensivo com variedades Galega, Cobrançosa e Pictual e olival em sebe com variedades Arbequina e Arbosana. O ciclo de produção e trabalho do azeite Quinta do Juncal é orientado pelas regras da Protecção Integrada. Este cuidado permite obter azeitonas sãs, colhidas no momento óptimo de maturação e laboradas em lagar no próprio dia da colheita.

Durante a noite temática, abordou-se ainda o lagar e seus modernos sistemas de extração mecânica contínua, com controlo automático das temperaturas. Depois de esclarecidas as dúvidas e curiosidades dos participantes, houve prova de cinco variedades de azeite.

Parceiros Institucionais