Nota de pesar pelo falecimento do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral

04 de Outubro de 2019 | Geral

A Ordem dos Engenheiros manifesta o seu pesar pelo falecimento do Professor Doutor Diogo Freitas do Amaral (1941-2019).

Notável jurista, Freitas do Amaral foi Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e mais tarde fundador e primeiro Diretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.

No campo político, fundou o CDS e foi o seu primeiro líder, eleito após o 25 de Abril de 1974. Foi Deputado, Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, Vice-primeiro-ministro e Primeiro-ministro Interino. Foi também membro do Conselho de Estado.

Candidatou-se à Presidência da República, em 1986, naquele que é considerado por muitos como um dos momentos históricos da política democrática portuguesa.

No plano internacional, presidiu à União Europeia das Democracias Cristãs e à 50.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Reconhecendo o importante contributo de Freitas do Amaral para a democracia portuguesa, que ajudou a fundar e a consolidar, a Ordem dos Engenheiros apresenta as mais sentidas condolências à sua família e amigos.