Novos órgãos diretivos da Ordem tomam posse

13 de Maio de 2016 | Geral

A Culturgest foi o local escolhido para a cerimónia de tomada de posse dos Órgãos Nacionais e da Região Sul da Ordem dos Engenheiros.
O Presidente da República presidiu à sessão, tendo dirigido palavras de admiração e reconhecimento à classe profissional dos engenheiros, à qual atribui responsabilidade por boa parte do desenvolvimento económico e social do País e do Mundo.
Na sua última intervenção enquanto Bastonário, Carlos Matias Ramos fez um balanço dos seis anos de mandato, deixando expresso que, apesar das contingências financeiras e sociais que Portugal viveu durante estes seis anos, o que colocou enormes dificuldades à Engenharia, aos seus profissionais e às ambições da Ordem, foi grande o trabalho realizado pela sua equipa, saindo, por isso, com o sentimento de missão cumprida.
Matias Ramos referiu-se em particular ao esforço da Ordem no sentido de tornar evidente junto dos poderes públicos que a Engenharia é uma área técnica, insubstituível, seja no terreno, seja em organismos que fazem desta atividade o seu campo de atuação.
"Lutámos contra a desvalorização da Engenharia na Administração Pública, seja ela Central ou Local, na certeza de que o Estado só é verdadeiramente independente e forte se contar com organismos técnicos competentes e nos quais possa depositar a sua confiança”, afirmou o ainda Bastonário, reiterando uma ideia recorrente nas suas intervenções públicas: "lutámos contra processos de decisão política em investimentos públicos que não contivessem a devida e necessária sustentação técnica, económica, financeira e ambiental.”
Estas mesmas realidades foram evidenciadas pelo Bastonário empossado, Carlos Mineiro Aires, que transmitiu aos governantes presentes a disponibilidade e interesse em partilhas periódicas de pontos de vista e de discussão de assuntos do seu interesse com os órgãos da tutela.
Mineiro Aires demorou-se no fenómeno que corresponde à saída de profissionais qualificados de Portugal para trabalhar no exterior, quando o seu País investiu na sua formação. Quanto ao projeto que tem para a Ordem e para a Engenharia, Mineiro Aires assume que "seremos seguramente uma Associação profissional integradora, em constante atualização e modernização, que promova um dos maiores ativos nacionais que é a capacidade da Engenharia portuguesa”.
O novo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul, António Laranjo, tomou também a palavra, após ser empossado pelo Presidente da Mesa da Assembleia da Região Sul, Luís Mira Amaral, para reforçar o seu programa eleitoral.
"No nosso programa eleitoral apostámos a nossa candidatura pela construção de uma Ordem próxima dos seus Membros, dignificadora da Engenharia e valorizadora dos seus profissionais, focada no apoio aos Jovens Engenheiros e aos Estudantes”, recordou António Laranjo.
Terminou com as mesmas palavras com que se submeteu à votação dos eleitores da Região Sul, prometendo assumir com responsabilidade a frase forte da sua candidatura: "vencer os novos desafios da Ordem”.

Para além do Chefe de Estado, estiveram ainda presentes na cerimónia governantes vários, portugueses e estrangeiros. Desde logo o Ministro da tutela, com a pasta do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, o seu homólogo de Timor-Leste, Gastão de Sousa, o Secretário de Estado das Infraestruturas e o Secretário de Estado Adjunto e do Comércio, a Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, assim como representantes de diferentes Grupos Parlamentares, com destaque para o Deputado Hélder Amaral, em representação do Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.
Participaram, igualmente, responsáveis por organizações internacionais de Engenharia, outras ordens profissionais, líderes de instituições académicas, de empresas, de institutos públicos, responsáveis militares e também estudantes de Engenharia.
Mais de 600 pessoas testemunharam a passagem do testemunho aos engenheiros que irão liderar a Ordem até 2019.

Os órgãos da Região Norte tomaram posse a 11 de maio, na Sede Regional, no Porto, sendo que na Região Centro a cerimónia de assunção de responsabilidades maiores na Ordem está programa para hoje, na Sede Regional, em Coimbra.
A sessão respeitante à Região da Madeira está agendada para o dia 18 de maio, na Sede Regional, no Funchal; e, no dia seguinte, a 19 de maio, será realizada a dos Açores, igualmente na Sede Regional, em Ponta Delgada. Com exceção da cerimónia nacional e da Região Sul, todas as outras decorrem às 18h00.

- Discurso do Bastonário cessante, Eng. Carlos Matias Ramos »»»
- Discurso do Bastonário empossado, Eng. Carlos MineiroAires »»»
- Discurso do Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul »»»
- Destaque da Cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Nacionais e da Região Sul da Ordem dos Engenheiros no Portal da Presidência da República »»»