fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

O Mar e a Engenharia como Pilares do Desenvolvimento na Região Autónoma dos Açores

01 de Abril de 2013 | Geral


Decorreu, em 25 de Março, na sede da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Engenheiros, um encontro nacional subordinado ao tema "O Mar e a Engenharia como Pilares do Desenvolvimento na Região Autónoma dos Açores".

A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos. Ao longo do dia participaram 16 oradores com intervenções distribuídas por cinco painéis que cobriram virtualmente todas as áreas de interesse na economia e no aproveitamento do mar.

De salientar as intervenções institucionais do Presidente do Governo Regional e do Bastonário, onde o primeiro se centrou nos aspetos políticos do relacionamento entre as políticas públicas nacionais e regionais, sublinhando, ainda, as expectativas criadas pela Estratégia Nacional para o Mar, presentemente em discussão pública, e a Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo, recentemente aprovada pelo Conselho de Ministros. Acentuou, igualmente, a mais-valia de que se revestem para os Açores as atividades de investigação científica do meio marinho protagonizadas pela Universidade dos Açores e respetivos centros de investigação.

Carlos Matias Ramos centrou-se na importância da Engenharia para a elaboração, análise de viabilidade e consolidação das opções técnicas que permitam as melhores decisões nas políticas públicas e a permanente necessidade de adaptação da formação dos Engenheiros aos requisitos de desenvolvimento económico e social em contexto de sustentabilidade. Manifestou, ainda, preocupação quanto à ausência de continuidade do programa de apetrechamento naval da Armada lançado no início do século, cujo impasse põe em risco a viabilidade da implantação de um setor nacional de construção naval militar cuja perspetiva foi precisamente aberta por este programa.

De entre os oradores há que destacar a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, da Eurodeputada Maria do Céu Patrão Neves e do Secretário Regional de Turismo e Transportes, Vítor Fraga, além de diversas outras personalidades representativas de organismos da administração regional e local e das atividades económicas dos Açores.

As correntes dificuldades da situação económico-financeira nacional perpassaram pela maioria das intervenções, mas existiram igualmente bastante notas de otimismo, em particular na área do turismo de cruzeiros e nas expectativas que se podem abrir para as áreas oceânicas que circundam o

Arquipélago, nas novas vertentes do aproveitamento do mar – energia, recursos minerais e recursos vivos para a biotecnologia. Alguns oradores focaram igualmente a questão da otimização no aproveitamento dos fundos no novo Quadro Comunitário destinados ao investimento e a viabilidade de tornar o porto da Praia da Vitória, na ilha Terceira, um hub transatlântico no transporte de carga contentorizada, tirando partido da posição geográfica e próxima finalização do alargamento do Canal do Panamá, em 2015.

Em todas as intervenções esteve presente, de modo mais ou menos explícito, a importância da Engenharia na obtenção de soluções seguras, eficientes e eficazes para os problemas económicos e sociais, tendo igualmente sido elogiado por todos os participantes a oportunidade desta iniciativa da Ordem dos Engenheiros, cujos principais agentes promotores foram o Colégio Nacional de Engenharia Naval e a Secção Regional dos Açores. Este Encontro marca, no corrente mandato, o encerramento das atividades nacionais de divulgação e valorização da Engenharia levadas a cabo pela Ordem dos Engenheiros.


Aceda aqui às comunicações e às fotografias do evento.


Notícias relacionadas

Cruzeiros levaram 100 mil visitantes aos Açores
Açores receberam 100 mil cruzeiristas em 2012
Governo da República deve criar influências junto da União Europeia para criação de um 'hub' atlântico nos Açores
Cruzeiros trouxeram 100 mil visitantes
Governo Mar "ainda não é determinante" na economia nacional
Mar "ainda não é” um "fator determinante” na economia nacional - secretário de Estado
Cruzeiros levaram 100 mil visitantes aos Açores em 2012
Vasco Cordeiro quer os Açores como referência nacional em áreas ligadas ao Mar
Ordem dos Engenheiros alerta que produção nacional de navios "pode-se perder"

Parceiros Institucionais