OE estreita relações com associação de engenheiros italiana

27 de Julho de 2022 | Geral

O Bastonário Fernando de Almeida Santos esteve hoje, dia 27 de julho, reunido com o seu homólogo italiano, Armando Zambrano, Presidente do Consiglio Nazionale Ingegneri (CNI), numa deslocação rápida que realizou com o objetivo de debater assuntos de interesse para a Engenheira Portuguesa.
Nesta reunião foi debatida a proposta de um acordo de reciprocidade, com vista a facilitar o reconhecimento e a mobilidade mútua dos engenheiros portugueses e italianos, tendo sido acordada a assinatura do acordo em 29 de outubro de 2022 em cerimónia própria para o efeito.

Esta estratégia insere-se na política internacional que a Ordem dos Engenheiros (OE) tem definida com o objetivo de aumentar o reconhecimento dos engenheiros portugueses no estrangeiro e de alargar a intervenção nos organismos internacionais, destacando-se atualmente a Presidência da Federação Mundial de Engenheiros.

Foi ainda acordado redinamizar a Engineering Association of Mediterranean Countries, Federação das Associações dos Engenheiros dos Países Mediterrânicos, que se encontra sediada em Roma, no CNI, e da qual a Ordem dos Engenheiros é Associação Membro.
Para além da extensão das relações com associações profissionais europeias, a OE pretende ainda reforçar a sua intervenção também no Norte de África e no Médio Oriente.

Além do Bastonário da OE e do Presidente do CNI, esta reunião contou igualmente com a participação do Presidente do European Council of Civil Engineers, Andreas Brandner, e do Conselheiro do Consiglio Nazionale Ingegneri, Roberto Orvieto.