fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem dos Engenheiros assina acordos de mobilidade com Engenheiros da Colômbia

02 de Junho de 2023 | Geral





A Ordem dos Engenheiros assinou hoje, na residência oficial do Presidente do Governo Regional da Madeira, acordos de mobilidade com quatro Associações de Engenheiros da Colômbia: o COPNIA (Consejo Profesional Nacional de Ingeniería), o SCI (Sociedad Colombiana de Ingenieros), o CPIEMPA (Consejo Profesional Nacional de Ingenierías Eléctrica, Mecánica y profesiones afines) e a ACIEM (Asociación Colombiana de Ingenieros), contando com a presença do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Esteve também presente o Embaixador da Colômbia, José Fernando Bautista Quintero.  

Com a atualização e estabelecimento de novos protocolos pretende-se, sobretudo, apoiar e facilitar o processo de mobilidade de profissionais engenheiros entre Portugal e a Colômbia, assente no princípio de reciprocidade. 

A assinatura formal destes protocolos surge na sequência da Cimeira Bilateral Portugal-Colômbia que se realizou ontem, no Centro de Congressos da Madeira, um encontro que teve como intuito aprofundar as relações de cooperação entre os dois países, com vista a conciliar sinergias e estabelecer iniciativas comuns que contribuam para o desenvolvimento da área de engenharia. 
Uma das iniciativas definidas para 2024 consiste na organização de um evento, com a parceria destas Associações, em Lisboa, com o tema "Oportunidades de Engenharia na Colômbia e em Portugal”. 

Este encontro bilateral contou com a participação do Diretor Geral do COPNIA, Rubén Darío Ochoa Arbelaez, do Presidente do SCI, Hernando Monroy Benítez, do Diretor do CPIEMPA, Marco Antonio Gómez Albornoz e do Conselheiro Nacional do CPIEMPA e Presidente da ACIEM, Daniel Enrique Medina Velandia. 


Já a Ordem dos Engenheiros de Portugal esteve representada pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos, pelos Vice-Presidentes, Lídia Santiago e Jorge Liça, assim como pelo Secretário-Geral, Nelson Jerónimo. 

Parceiros Institucionais