Ordem dos Engenheiros dedica o ano 2023 à Energia e Clima

Pimenta Machado nomeado Comissário deste ano

08 de Julho de 2022 | Geral

O Conselho Diretivo Nacional (CDN) da Ordem dos Engenheiros (OE) deliberou decretar o ano de 2023 como o "Ano OE para a Energia e Clima", à semelhança de anteriores resoluções, nas quais tem associado as atividades anuais da OE a temas de interesse para a Sociedade e para a Engenharia.

José Carlos Pimenta Machado, vice-presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente, foi nomeado Comissário deste ano, encarregue de coordenar diversas  iniciativas focadas na promoção de uma abordagem sistémica a este tema, tão fundamental à Sustentabilidade do Planeta, à vida e ao bem-estar da Humanidade, através das diversas Especialidades e Especializações da Engenharia, que têm e terão cada vez mais um papel decisivo na procura de soluções eficazes e transformadoras.

A descarbonização, a eficiência energética, a segurança do abastecimento, o mercado interno da energia e investigação, a inovação e competitividade, bem como as principais linhas governamentais de atuação que já estão planeadas para o cumprimento dos diferentes compromissos nacionais e internacionais serão alguns dos assuntos abordados durante 2023.

Sobre o Comissário do Ano OE Energia e Clima

José Carlos Pimenta Machado, licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade de Aveiro, pós-graduado em Engenharia do Ambiente, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, detém um Master in Public Administration, pela Universidade Católica e o Curso de Estudos Avançados de "Defesa Nacional”.

Tem dedicado a sua vida profissional à área do ambiente, em matérias relacionadas com a gestão dos recursos hídricos.

Iniciou funções na Comissão de Gestão Integrada da Bacia Hidrográfica do Ave, planeando e coordenando ações de despoluição da Bacia Hidrográfica do Ave; Integrou as várias instituições regionais de Ambiente, onde desempenhou funções na gestão dos recursos hídricos.

Entre 2008 e 2011 foi Diretor de Departamento de Recursos Hídricos do Litoral, da ARH do Norte, e Administrador Regional da Administração da Região Hidrográfica do Norte, departamento descentralizado da APA, entre 2012 até 2018.

É, desde maio de 2018, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da APA. Exerce as funções de Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Polis Litoral Norte desde 2013, assim como de Presidente da Sociedade Polis Ria de Aveiro, desde 2018.

É membro da Direção do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos, da Faculdade de Engenharia do Porto.