Ordem dos Engenheiros e CONFEA reúnem-se em cimeira

15 de Fevereiro de 2023 | Geral

A Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) do Brasil reuniram-se, a 13 e 14 de fevereiro, para analisar e debater o presente e futuro das relações bilaterais entre ambas as instituições no que concerne a atividade profissional dos engenheiros de ambos os países.

A OEP esteve representada nesta cimeira bilateral pelo seu Bastonário, Fernando de Almeida Santos, bem como pela Vice-presidente Nacional, Lídia Santiago, que teve oportunidade de fazer uma apresentação do sistema de Certificação EUR-ACE (European Accredited Engineer) durante a reunião do Plenário do CONFEA, composto pelo o seu Presidente e 18 Conselheiros Federais.

Recorde-se que a marca de qualidade EUR-ACE® é um certificado concedido a cursos de Engenharia do Ensino Superior, com base nas visões e perspetivas dos principais interessados (estudantes, instituições de ensino superior, empregadores, organizações profissionais e agências de credenciamento). Uma das grandes vantagens deste sistema de acreditação consubstancia-se na valorização acrescida dos diplomados perante o mercado de trabalho, tanto nacional, como internacional.

Durante esta cimeira bilateral, que ocorre anualmente em cada um dos países, foi ainda assinado um memorando de entendimento para o estabelecimento de um acordo de exclusividade entre ambas as instituições referente aos procedimentos de acreditação EUR-ACE e para a criação de um grupo técnico para a revisão do Termo de Reciprocidade e demais documentos a ele inerentes.