Ordem dos Engenheiros repudia declarações do Presidente da ANA

18 de Março de 2021 | Geral

A Ordem dos Engenheiros (OE) repudia veementemente as declarações hoje proferidas pelo Presidente do Conselho de Administração da ANA, José Luis Arnaut, numa entrevista ao Jornal Público, que, de forma leviana, colocam em causa as competências técnicas, a credibilidade profissional e a honra reputacional do anterior Bastonário desta Ordem Profissional, o Senhor Eng. Carlos Matias Ramos.

O Eng. Carlos Matias Ramos foi, ainda, Presidente e Vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), onde desenvolveu uma longa e prestigiada carreira nas áreas de estruturas hidráulicas, hidráulica fluvial, mecânica de fluídos e recursos hídricos, sendo ainda docente e consultor reconhecido internacionalmente.

Como qualquer membro da Ordem dos Engenheiros, o Eng. Carlos Matias Ramos pauta a sua atuação por elevação e exigências éticas e deontológicas, sobretudo no que diz respeito a conflitos de interesses no exercício da profissão, o que aqui tem de ser invocado para marcar a distância que é devida no tratamento dos dois visados neste comunicado.

Não contente por ao longo de todo o processo de seleção da solução aeroportuária ter conseguido evitar o envolvimento da engenharia portuguesa, o Dr. José Luís Arnaut, apesar de vir agora reclamar apoios públicos para um investidor privado, a ANA/Vinci, mudando radicalmente o discurso que assumia quando o negócio corria bem, não cuidou de tratar educadamente um prestigiado engenheiro que sempre serviu a causa pública, da melhor forma que o conseguiu fazer, e que como cidadão tem todo o direito de manifestar a sua opinião, sobretudo em assuntos que conhece e são de interesse nacional.

Por estas razões, a Ordem dos Engenheiros lamenta profundamente a ligeireza das palavras e não pode permitir que os interesses de uma concessionária, que colidem com os de Portugal, e por essa razão, têm motivado polémica, possam colocar em causa a credibilidade da engenharia nacional e fomentar o desrespeito pelos engenheiros portugueses.

Entrevista de José Luís Arnaut ao PÚBLICO-Rádio Renascença disponível aqui »»»