fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Ordem e Academia debatem Economia dos Dados

20 de Janeiro de 2023 |




A Ordem dos Engenheiros e a Academia de Engenharia organizaram, esta sexta-feira, um debate sobre a "Economia dos Dados na União Europeia”. O debate serviu para apresentar a iniciativa europeia mais recente sobre a partilha de dados e a economia dos dados – o Data Act – uma proposta de regulamento, apresentada pela Comissão Europeia (CE) em 2022, com vista ao estabelecimento de uma estrutura harmonizada para a partilha de dados industriais e não pessoais na União Europeia.

A sessão contou com a participação de Maria da Graça Carvalho, Martina Dlabajová e Carlos Zorrinho, Membros dos Grupos Parlamentares do Parlamento Europeu (S&D e RE), bem como do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Fernando Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, saudou a iniciativa de Sebastião Feyo de Azevedo, Presidente da Academia de Engenharia recém-eleito, por estar "muito próxima das preocupações" da OEng, sublinhando que a gestão e a protecção de dados "são claramente atos de engenharia do ponto de vista técnico". O que justificava ação legislativa: "Há atos novos que são atos de confiança pública e um deles reporta à proteção de dados." Por isso mesmo defendeu a necessidade de os responsáveis por estas áreas terem de ser "profissionais qualificados". 

Por seu turno, Mário Campolargo elogiou a "preocupação europeia" ao abordar o tema e elencou algumas das iniciativas implementadas pelo Governo com o objetivo de melhorar a resposta dos serviços públicos. "Portugal subiu 10 pontos no Open Data Maturity Report", afirmou o Secretário de Estado antes de rematar que neste aspeto o país estava "acima da média europeia". 

Parceiros Institucionais