Ordens dos Engenheiros e Economistas apresentam a sua posição sobre Alta Velocidade

27 de Janeiro de 2023 |

A Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Economistas assinaram esta sexta-feira, dia 27, uma posição pública sobre os investimentos previstos em Alta Velocidade, após a Conferência realizada no Porto nessa mesma data.

As duas Ordens defendem como "prioritário o desenvolvimento da Alta Velocidade Ferroviária centrada na linha Braga - Porto - Grande Lisboa”, considerando "fundamental aproveitar o eixo central da Alta Velocidade Portuguesa, ligá-lo à Europa através de verdadeira(s) linha(s) de Alta Velocidade para escoamento internacional” e sustentam que a "ligação de Alta Velocidade Ferroviária prevista entre Lisboa e Madrid deverá ser objeto de aprofundada reflexão e de estudos técnicos”. As duas Ordens afirmam, ainda, ainda que os "fortes investimentos necessários na infraestrutura de Alta Velocidade devem ser acompanhados do adequado investimento em material circulante moderno”.

Intervieram na sessão, entre outros, o novo Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e o Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça.