Palestra "Geofísica de alta resolução na caracterização e reabilitação de património edificado"

05 de Novembro de 2015 | Engenharia Civil, Engenharia Geológica e de Minas

Os Conselhos Regionais dos Colégios de Engenharia Geológica e de Minas e de Engenharia Civil estão a organizar uma palestra, a realizar no dia 18 de novembro às 18h30, no auditório da Sede Regional, em Coimbra, intitulada "Geofísica de alta resolução na caracterização e reabilitação de património edificado".
A Geofísica de Alta Resolução é aplicada com frequência em Engenharia Civil, em particular na caracterização de Património Histórico, Obras de Arte a mais recentemente como guia a projectos de reabilitação urbana. Os métodos mais utilizados são o Georadar, Tomografia Eléctrica, Ultrasons e Tomografia Sísmica.
Nesta palestra serão apresentados e discutidos resultados de um trabalho experimental feito numa parede de adobo, sujeita a esforços sísmicos, e três casos de aplicação: Museu Machado de Castro, Inovadomus e Mosteiro da Batalha. A aplicação dos métodos geofísicos de alta resolução permitiu detectar fracturação, enchimento de fracturas por cimento, infraestruturas (eléctricas, canalizações), alterações ao projecto inicial, patologias como humidade e diferentes elementos construtivos (ferro, tijolos, adobos), estruturas soterradas e diferentes fases de construção.

A palestra contará com duas partes:

1ª parte:
  • Breve introdução aos princípios teóricos dos métodos
  • Trabalho experimental em parede de adobe sujeita a esforços sísmicos (Departamento de Geociências e Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro)
  • Caso do Museu Machado de Castro
Nome do orador: Manuel João Senos Matias
Empresa/Instituição: Universidade de Aveiro
Funções: Professor Catedrático
Licenciado em Engenharia de Minas (Universidade de Coimbra), doutorado pela ULeeds (UK)

2ª parte:
  • Casa Inovadomus (Construção Arte Deco)
  • Mosteiro da Batalha