fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Palestra "Tsunamis na Ilha da Madeira?"

Organizada pela Região Madeira da OE

11 de Abril de 2022 | Geral


A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros realizou a Palestra "Tsunamis na Ilha da Madeira?”, no dia 8 de abril, contando com a colaboração do IPMA / Madeira.

Tratando-se de um tema relevante, tendo em conta que a Ilha da Madeira é vulnerável a movimentos de massa, havendo registos históricos de colapsos de material no mar que geraram tsunamis ao longo da costa, foi convidado o Investigador do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e Coordenador Científico do Sistema Português de Alerta de Tsunamis (PtTWC), Rachid Omira, para proferir esta palestra.

Evidências de tsunamis gerados por colapsos vulcânicos têm sido encontradas em vários locais a nível mundial, incluindo nos arquipélagos das Canárias, Açores e Cabo Verde.

O recente evento da explosão do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai no Pacífico Sul despoletou um "tsunami silencioso” registado globalmente, tendo provocado alterações no nível do mar em Portugal:

"O sinal de maior amplitude, cerca de 40 cm, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20 cm medidos no Funchal) …" -  Fonte IPMA.

A palestra esteve aberta ao público em geral e contou com 66 participantes.


Parceiros Institucionais