Prémios Sociedade Portuguesa de Materiais e Ordem dos Engenheiros 2022

01 de Setembro de 2022 | Geral

O Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros (OE) e a Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM) estão a organizar uma Sessão Comemorativa do Dia Mundial dos Materiais, que irá decorrer no próximo dia 2 de novembro, no Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA School of Science and Technology) e que ficará marcada, como habitualmente, pela entrega do Prémio SPM e do Prémio Ordem dos Engenheiros.
Como aconteceu na última edição, a cerimónia será um evento misto, presencial e também online.

Para assinalar esta data, é organizado o habitual concurso, com atribuição de prémios, cujos regulamentos e ficha de candidatura estão disponíveis abaixo, visando distinguir as melhores teses* sobre Ciência e Engenharia de Materiais de estudantes finalistas do 2.º ciclo de cursos das áreas de Ciências e Engenharia, incluindo os Institutos Politécnicos, referentes aos anos letivos 2020-2021 e 2021-2022.

A FEMS-Federation of the European Materials Societies, de que a SPM é membro, vai atribuir, novamente, a FEMS award to the best master thesis in Europe.

Quem obtiver o Prémio SPM 2022 apresentará a sua tese na Conferência FEMS EUROMAT23, que decorrerá em Frankfurt, na Alemanha, de 3 a 7 de setembro de 2023, sendo a respetiva deslocação e estadia financiadas pelo Prémio SPM, até ao limite de 500 euros.

Já o Prémio Ordem dos Engenheiros mantém-se como pecuniário, no valor de 500 euros. As teses candidatas a este Prémio deverão ter um caráter prático, através do desenvolvimento de um material/produto/tecnologia com aplicação industrial a curto prazo e com incidência nos materiais utilizados.

*Os Departamentos são convidados a selecionar as melhores teses (versões definitivas após submissão a provas e aprovação por um júri de mestrado), indicando a que Prémio concorrem (Prémio SPM ou Prémio Ordem dos Engenheiros) e enviá-las, nas condições definidas pelos regulamentos, para spm@spmateriais.pt, até ao dia 17 de outubro de 2022.

Regulamento Prémio Ordem dos Engenheiros »»
Regulamento Prémio SPM »»
Ficha de candidatura »»