fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Presidente da Região Sul é orador da 1ª Conferência de um ciclo de sessões promovidas pelo Departamento de Engenharia Civil da FCT | Nova

23 de Novembro de 2022 | Geral





Decorreu no dia 16 de novembro a Conferência sobre "A importância da formação académica no desempenho da profissão de engenharia civil”, organizada pelo Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Nesta sessão, a primeira de um ciclo de três conferências, em colaboração com o Núcleo de Engenharia Civil, coube ao Eng. Fernando Pinho, docente do Departamento de Engenharia Civil na FCT | Nova, corresponsável pela organização destas sessões e Coordenador do Conselho Regional Sul de Engenharia Civil, na Região Sul, a apresentação do Presidente da Região Sul, Eng. Luís Machado e as boas-vindas a todos os alunos que massivamente aderiam a esta iniciativa a esta iniciativa.

Na sua intervenção, Luís Machado começou por apresentar uma retrospetiva sobre alguns dos engenheiros mais notáveis em Portugal, que muito contribuíram para o progresso da profissão e para o desenvolvimento do país, com obras de engenharia que ainda hoje marcam Portugal. E mostrando que não só entre portas a engenharia portuguesa é reconhecida, foram também apresentados alguns projetos de excelentes infraestruturas e peças arquitetonicamente ricas que se destacam em cidades no estrangeiro e que tiveram o cunho de engenheiros portugueses.


       


Luís Machado mostrou ainda alguns exemplos de como a engenharia pode contribuir nos estudos e análises, que estão na base da fundamentação de grandes decisões sobre infraestruturas, como é o caso do novo aeroporto de Lisboa, que está em estudo, e para o qual os engenheiros têm voz ativa na decisão a tomar.

Nesta conferência, os alunos, futuros engenheiros civis, tiveram ainda oportunidade de percorrer todas as fases da gestão integral de um projeto, desde a sua conceção, passando pelo projeto até à obra e sua finalização, mostrando como a engenharia é agregadora de um conjunto complexo e alargado de gestão que vai muito mais além dos cálculos e da obra.

Esta sessão terminou com um conjunto de perguntas e respostas, nas quais os alunos esclareceram as suas dúvidas, nomeadamente no que fiz respeito à formação, com as diferenças entre a licenciatura e o mestrado integrado e as respetivas possibilidades que ambos permitem, na vida profissional de um engenheiro.

 

Parceiros Institucionais