Produção de Cogumelos

Tarde de Engenharia promovida pelo Conselho Regional da Madeira do Colégio de Engenharia Agronómica

29 de Outubro de 2020 | Geral

A Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Agronómica, promoveu uma Tarde de Engenharia subordinada ao tema "Produção de Cogumelos”, no âmbito das atividades programadas para 2020.

A atividade decorreu no passado dia 28 de outubro, pelas 18h00, no Auditório da Sede Regional e teve como preletoras a Engenheira Agrícola Ana Maria Ghira, da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e a Engenheira Química Sofia Loja, da empresa "Cogumelos da Ilha”.

Com a apresentação da Eng.ª Ana Maria Ghira, os participantes obtiveram conhecimentos sobre a produção de cogumelos com a valorização dos resíduos agrícolas. Os resíduos mencionados foram os das culturas da banana, da vinha, da cana-de-açúcar e do pêro para sidra. Dos conhecimentos disponibilizados, destaca-se que o tipo de substrato influencia o peso total da produção, que os cogumelos produzidos em substrato de banana são mais fibrosos e que a presença de plantas aromáticas na sala de frutificação altera significativamente o sabor do cogumelo.

A Eng.ª Sofia Loja, como produtora de cogumelos, deu a conhecer a sua experiência sobre a produção destes fungos e esclareceu os presentes de todas as questões colocadas, sendo que as condições de produção, o escoamento do produto e a escolha do tipo de cogumelos a produzir foram algumas das perguntas respondidas.

Foi uma ação muito esclarecedora tendo as oradoras partilhado a sua experiência e sabedoria sobre a produção dos cogumelos do género Pleurotus.