Tarde de Engenharia organizada pelo Colégio Regional da Madeira de Engenharia Agronómica e Ordem dos Nutricionistas

11 de Abril de 2022 | Geral

A Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, através do Colégio Regional de Engenharia Agronómica e a Ordem dos Nutricionistas, organizaram a Tarde de Engenharia "Produção de rebentos e plantas jovens e os benefícios do seu consumo na alimentação humana", no passado dia 24 de março de 2022, com o objetivo de partilhar conhecimento relativo às técnicas de produção dos germinados e fazer uma reflexão sobre a sua importância na alimentação.

A oradora Ana Ghira, Licenciada em Engenharia Agronómica, apresentou o livro "Manual de Produção de Rebentos e Plantas Jovens”, explicando como é que o mesmo surgiu. O livro começa por apresentar uma breve resenha histórica sobre os rebentos e o processo germinativo, descrevendo ainda métodos de germinação, tempos de germinação, como usar os rebentos e plantas jovens na nossa alimentação e entre outros assuntos. A descrição referida é feita para 40 tipos de semente. A escassa informação existente sobre o assunto, a sua dispersão, e a vontade de inovar foram os motivos que levaram à escrita do livro.

O orador Bruno Sousa, Doutorado em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição, apresentou algumas reflexões sobre alimentação saudável e o modo de alimentação dos portugueses. Mencionou a importância do consumo dos germinados, tendo referido ser uma opção saudável, adequada a qualquer idade, por ser um alimento de grande valor nutricional e pouca carga calórica.

A partilha de experiência e sabedoria dos oradores sobre a produção e o consumo de rebentos e plantas jovens foram muito elucidativas. Os participantes mostraram interesse no tema colocaram algumas questões, as quais foram esclarecidas pelos oradores. A cada um dos participantes do evento foi distribuído um exemplar do livro.