fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Programa "Engenheiras Por Um Dia" está de volta

27 de Setembro de 2022 | Geral




A abertura da 6.ª edição do Programa "Engenheiras Por Um Dia" tem lugar em Almada, no Fórum Municipal Romeu Correia, já no próximo dia 11 de outubro, pelas 9h30, data em que se assinala o Dia Internacional das Raparigas.

Este evento será dedicado à partilha de práticas inspiradoras por parte de diversas organizações e comunidade educativa no que diz respeito à igualdade de género e ao combate à segregação das profissões em razão do género.
O programa do evento será disponibilizado brevemente.

O Projeto "Engenheiras Por Um Dia" é uma iniciativa do Governo, coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 88 entidades parceiras (11 das quais municípios), 55 escolas básicas e secundárias e 19 instituições de ensino superior.

Tem como missão promover, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.

 Desde a sua criação, em 2017, já chegou a 12.554 jovens dos ensinos básico e secundário, através de atividades práticas laboratoriais, sessões de role model e mentoria, estando integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação - Portugal Mais Igual.

De forma a robustecer o Programa e a sua rede de parceiras, foi criada, em dezembro de 2021, a Aliança para a Igualdade nas TIC, com foco na formação, capacitação, contratação e retenção de mais raparigas e mais mulheres para a área das tecnologias e engenharias.

O evento é gratuito, mediante inscrição aqui, e terá transmissão online.

Parceiros Institucionais