fechar
Acessibilidade (0)
A A A

Escolha o idioma

pt
atualidade_2488341014fa3f4a8ab7a2.jpg

Quatro categorias para destacar as melhores obras

In edição de 13 de abril de 2019 do jornal Expresso

15 de Abril de 2019 | Geral, Engenharia Civil


"Quatro categorias para destacar as melhores obras

As candidaturas para esta primeira edição vão estar abertas até dia 15 de abril

Em Lisboa, no dia 18 de junho, vão ser conhecidos os vencedores da primeira edição dos Prémios do Imobiliário, uma iniciativa organizada pelo Expresso e pela SIC Notícias. 
Até agora e à data do fecho da edição, tinham chegado já à organização deste galardão mais de 30 candidaturas às diversas categorias a concurso. As candidaturas encerram no final da próxima segunda-feira, dia 15. 

"Estes prémios nascem da ideia de reconhecermos o mérito daquilo que são os projetos mais interessantes num sector vital para a economia e que se tem destacado brutalmente nos últimos anos”, explica Ricardo Costa, diretor-geral de informação do grupo Impresa. Tanto o Expresso como a SIC Notícias acompanham esta área de atividade há muito tempo e, como refere Ricardo Costa, "sempre foi central na economia portuguesa, mas sobretudo nos últimos anos começou a crescer muito, a ter muito emprego, a ser muito importante para a revitalização das cidades, mas também para a arquitetura”. E sendo um sector tão diverso, não fazia sentido ter um só prémio. É por isso que foram definidas quatro categorias divididas em subcategorias. 
Os projetos concluídos em 2018 podem candidatar-se à categoria de melhor empreendimento de habitação, comércio, turismo e escritório. Já na categoria de reabilitação urbana é equacionada a área de turismo, espaço público, habitação, escritórios e comércio. Numa altura em que a sustentabilidade está em alta, foi criada uma categoria nessa área que vai analisar a construção e arquitetura sustentáveis, bem como a eficiência energética. A quarta categoria diz respeito à inovação na mediação e quer apresentar o que de melhor se faz nesta matéria, no domínio de apps, sites, redes sociais e projetos digitais.
 
Até agora, e dos projetos que já se candidataram, as categorias de melhor empreendimento de habitação, de reabilitação urbana na vertente de habitação e sustentabilidade na vertente da construção/arquitetura sustentável são as que agregam mais concorrentes.

Para decidir quais são os melhores projetos a concurso os prémios contam no júri com arquitetos como Nuno Sampaio e Patrícia Santos Pedrosa.
A Ordem dos Engenheiros está presente com o seu bastonário, Carlos Mineiro Aires. 
As associações do sector estão representadas com Luís Lima, pela APEMIP, Manuel Reis Campos, da AICCOPN, Henrique de Polignac de Barros, da APPII, e Paulo Silva, da ACAI. 
Vítor Andrade, jornalista do Expresso, Patrícia Viana, advogada com especialização na área do imobiliário, e João Paulo Luz, que tem a seu cargo os negócios digitais do grupo Impresa, são os restantes membros do júri." 

Maribela Freitas
mfreitas.externo@impresa.pt

Parceiros Institucionais